Vigilância Sanitária alerta para os riscos de doenças

As vigilâncias Epidemiológica e Sanitária de Santa Catarina alertam para os cuidados que as famílias atingidas pelas chuvas devem ter com a alimentação, a limpeza dos imóveis e o riscos de doenças nessa fase de retorno às casas.

Cuidado com a água
Os moradores de casas abastecidas pelo sistema público de água devem entrar em contato com a empresa responsável pela distribução caso percebam alguma alteração de cor ou odor na água da torneira. A ingestão de água contaminada provoca risco de contração de hepatite A ou diarréias.

Antes de usar a água para beber, as pessoas devem colocar duas gotas de hipoclorito de sódio em cada litro e esperar 30 minutos. Se não tiverem a substância química em casa, os moradores podem ferver a água.

É importante lembrar que a água da piscina não é potável e pode ser utilizada apenas para a limpeza das casas.

Cuidados com a alimentação
Todo o alimento que foi molhado não deve ser consumido mesmo que esteja em embalagem plástica ou metálica. Nos locais onde houve falta de energia, as comidas que ficaram dentro da geladeira também não devem ser ingeridas se tiverem com a cor, a consistência ou o cheiro alterados.

Limpeza das casas
Na hora de limpar as casas, os moradores devem usar luvas e botas para evitar o contato com a lama, que pode trazer riscos à saúde. É necessário também desinfectar os reservatórios de água, mesmo que eles não tenham sido atingidos.

Se você tem dúvidas sobre o procedimento de limpeza da caixa d'água, procure a Vigilância Sanitária de seu município.

Riscos de doenças
A leptospirose é transmitida pela urina do rato e não pode ser prevenida com vacina. Moradores de áreas inundadas e que entraram em contato com a água da chuva devem ficar atentos. Os sintomas são dor no corpo, dor na panturrilha, febre, mal-estar geral e icterícia (amarelamento da pele). Ao apresentar alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima.

Cuidados com os animais peçonhentos
Os moradores devem ficar atentos aos animais peçonhentos, como aranhas, cobras e escorpiões, que com a enchente saem de seu habitat. Ao voltar para casa, deve-se sacudir roupas, sapatos, roupas de cama e colchões antes de utilizá-los.

É importante também não andar descalço, manter a casa limpa e não colocar as mãos em buracos ou tocas.

Em caso de picada, a vítima deve aguardar por socorro deitada, para diminuir a absorção do veneno. Não tente chupar o veneno para extraí-lo do corpo nem amarre o local afetado. Procure ajuda profissional imediatamente.

Fonte: ClickRBS