Reunidos em assembléia geral extraordinária da AMMVI, os prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes fizeram uma avaliação da catástrofe ocorrida no Estado, em especial no Médio Vale do Itajaí, assinalando a importância do trabalho conjunto das administrações municipais em prol da reconstrução das cidades. A reunião aconteceu na manhã de ontem (3), na prefeitura de Blumenau.
Há meses trabalhando para solucionar as inúmeras ocorrências que se sucedeu após as constantes chuvas, o prefeito de Benedito Novo, Carlindo Alberto Persuhn, pediu o apoio dos municípios vizinhos e salientou a importância da contratação imediata de técnicos especializados no assunto.
Embora geólogos já tenham visitado Benedito Novo, o município precisa de uma avaliação mais aprofundada e minuciosa, pois são várias as áreas de risco. "As áreas atingidas necessitam de um estudo que aponte a segurança do retorno dos moradores, evitando a ocupação urbana em locais impróprios" explica.
Persuhn alerta que o retorno às casas deverá acontecer somente com a autorização da Defesa Civil, pois mesmo sem chuva, o risco de novos desmoronamentos ainda persiste.
O relatório do município emitido nesta terça-feira (2/12) aponta 256 famílias desalojadas, 1024 pessoas fora de suas casas, 64 residências sem condições de retorno, cinco alojamentos públicos e duas vítimas fatais. O centro da cidade permanece sem abastecimento de água, e quatro localidades estão sem energia elétrica – Ribeirão das Antas, Rio Ferro, Rio Milho/Rio Cunha e Tifa Paternolli.
Quanto às áreas de risco, o município apresenta 13, que são: Tifa Girelli; Beco Theilacker; Rua Rodeio; Santa Rosa; Rio Ferro; Rio Fortuna; Rio Cunha; Ribeirão das Antas; Travessão do Tigre; Baixo Santa Maria; Alto Benedito Novo; Ribeirão dos Russos; e Barra São João.
Segundo o relatório, nove rodovias municipais estão com acesso parcial ou interditadas. Já a rodovia estadual SC-477 ainda apresenta condições precárias e com acesso parcial.
Doações
Para ajudar as vítimas atingidas por enxurrada, deslizamentos e soterramentos em Benedito Novo, a defesa civil do município abriu uma conta bancária para o recebimento de doações em dinheiro. Depósitos de qualquer valor são bem-vindos e auxiliarão na reconstrução das vidas prejudicadas pela catástrofe. Doações podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 2858-4, conta corrente nº 9988-0.
Globo Rural expõe a situação de Rio Tigre em reportagem
Na manhã do dia 2 de dezembro, o Programa Globo Rural veiculou uma reportagem expondo a situação de Benedito Novo e Rio dos Cedros, especificamente das comunidades Rio Tigre e Rio Cunha.
Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom/AMMVI.