Prefeito de Benedito Novo alerta para a situação do município

Reunidos em assembléia geral extraordinária da AMMVI, os prefeitos dos municípios atingidos pelas enchentes fizeram uma avaliação da catástrofe ocorrida no Estado, em especial no Médio Vale do Itajaí, assinalando a importância do trabalho conjunto das administrações municipais em prol da reconstrução das cidades. A reunião aconteceu na manhã de ontem (3), na prefeitura de Blumenau.

Há meses trabalhando para solucionar as inúmeras ocorrências que se sucedeu após as constantes chuvas, o prefeito de Benedito Novo, Carlindo Alberto Persuhn, pediu o apoio dos municípios vizinhos e salientou a importância da contratação imediata de técnicos especializados no assunto.

Embora geólogos já tenham visitado Benedito Novo, o município precisa de uma avaliação mais aprofundada e minuciosa, pois são várias as áreas de risco. "As áreas atingidas necessitam de um estudo que aponte a segurança do retorno dos moradores, evitando a ocupação urbana em locais impróprios" explica.

Persuhn alerta que o retorno às casas deverá acontecer somente com a autorização da Defesa Civil, pois mesmo sem chuva, o risco de novos desmoronamentos ainda persiste.

O relatório do município emitido nesta terça-feira (2/12) aponta 256 famílias desalojadas, 1024 pessoas fora de suas casas, 64 residências sem condições de retorno, cinco alojamentos públicos e duas vítimas fatais. O centro da cidade permanece sem abastecimento de água, e quatro localidades estão sem energia elétrica – Ribeirão das Antas, Rio Ferro, Rio Milho/Rio Cunha e Tifa Paternolli.

Quanto às áreas de risco, o município apresenta 13, que são: Tifa Girelli; Beco Theilacker; Rua Rodeio; Santa Rosa; Rio Ferro; Rio Fortuna; Rio Cunha; Ribeirão das Antas; Travessão do Tigre; Baixo Santa Maria; Alto Benedito Novo; Ribeirão dos Russos; e Barra São João.

Segundo o relatório, nove rodovias municipais estão com acesso parcial ou interditadas. Já a rodovia estadual SC-477 ainda apresenta condições precárias e com acesso parcial.

Doações

Para ajudar as vítimas atingidas por enxurrada, deslizamentos e soterramentos em Benedito Novo, a defesa civil do município abriu uma conta bancária para o recebimento de doações em dinheiro. Depósitos de qualquer valor são bem-vindos e auxiliarão na reconstrução das vidas prejudicadas pela catástrofe. Doações podem ser feitas no Banco do Brasil, agência 2858-4, conta corrente nº 9988-0.

Globo Rural expõe a situação de Rio Tigre em reportagem

Na manhã do dia 2 de dezembro, o Programa Globo Rural veiculou uma reportagem expondo a situação de Benedito Novo e Rio dos Cedros, especificamente das comunidades Rio Tigre e Rio Cunha.

Assista aqui.

Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom/AMMVI.