Mais uma etapa do projeto “Se fiscalizar, dá certo!” foi realizada no dia 6 de maio, por meio do curso “Planejamentos, Fiscalização e Identificação de fraudes de obras públicas”, voltado para a área de engenharia. A ação foi uma parceria entre o município de Brusque, a AMMVI e o Observatório Social de Brusque e contou com a participação de aproximadamente 20 engenheiros. A formação continuada foi conduzida pelo auditor federal da Controladoria Geral da União (CGU), Luiz Roberto Machado, e teve foco os profissionais da área de engenharia da Prefeitura de Brusque, pois esses profissionais atuam com a complexidade da fiscalização de contratos e, principalmente, com a fiscalização das obras públicas municipais.
De acordo com o diretor geral da Controladoria, Daniel Felício, o programa tem o objetivo de desenvolver servidores para a fiscalização de contratos, porque a fiscalização é um importante instrumento de controle e eficiência administrativa, do ponto de vista orçamentário e financeiro. “Focar e dar mais condições ao nosso corpo funcional, melhor capacitá-lo, para melhorar a fiscalização de contratos de obras no âmbito municipal”, cita Felício.
Para a diretora do DGI, Andrea Volkmann, que participou da capacitação, “o DGI tem vários contratos com várias empresas e com a apresentação do controlador Geral da União nós vamos conseguir ter um parâmetro do que estamos fazendo errado e o que podemos melhorar. Então, sempre ter uma capacitação é importante para que o município venha trabalhar sempre com a possibilidade de estar pondo em prática o que vem aprendendo e que a transparência das obras sejam sempre ampliadas para que o munícipe se sinta seguro investindo seu dinheiro no município”.
O programa
“Se fiscalizar, dá certo!” é o nome do programa da Prefeitura de Brusque, por meio da Controladoria Geral do Município, que vem promovendo treinamentos, palestras e orientações sobre o acompanhamento de contratos de execução de serviços e entrega de produtos.
Com informações da Rádio Cidade.