You are currently viewing Diagnóstico socioambiental é assunto de painel durante seminário de sustentabilidade

Diagnóstico socioambiental é assunto de painel durante seminário de sustentabilidade

A assessora de Saneamento e Meio Ambiente da AMMVI, Simone Gomes Traleski, e a consultora jurídica, Noemia Bohn, apresentaram na manhã desta quarta-feira (25), o Estudo Técnico Socioambiental durante a programação do Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente. 

O estudo é um documento norteador para o município em relação à atuação de políticas urbanas que identificam os Núcleos Urbanos (NUr) e os Núcleos Urbanos Informais (NUI), as áreas de risco e as áreas de relevante interesse ecológico. 

Conforme Simone, todo esse trabalho vem sendo desenvolvido pela AMMVI em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e os municípios do Médio Vale. Esse diagnóstico permite o planejamento e a ordenação da ocupação do solo.  

A metodologia adotada foi embasada em critérios técnicos bem definidos e fundamentados, como também busca conciliar o atendimento das questões sociais com a preservação do meio ambiente.

Até o momento, foram finalizados os estudos técnicos socioambientais de Apiúna, Ascurra, Botuverá, Gaspar, Indaial, Pomerode e Rio dos Cedros. “A AMMVI assegura que os resultados atingidos nesse estudo são advindos de uma metodologia bem fundamentada e consistente, que busca o equilíbrio entre a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico do município, trazendo segurança jurídica aos que farão uso do documento”, assegura Simone. 

O Seminário, realizado dias 24 e 25 de setembro, reuniu aproximadamente 300 servidores e técnicos municipais que atuam na área de meio ambiente. O evento é uma realização da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e faz parte da programação paralela do Congresso de Prefeitos, na Arena Petry, em São José.

Michele Prada, Ascom AMMVI.