A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) ocuparão assento no Comitê do Itajaí na gestão 2009-2013. A eleição aconteceu durante a assembléia deliberativa da entidade na quinta-feira, 19 de março, na Furb, em Blumenau.
Além de outros assuntos em pauta, na reunião foram escolhidas as entidades que terão poder de voto para as ações do Comitê durante 4 anos. Os assentos foram distribuídos entre representantes dos segmentos usuários da água, população da bacia e órgãos públicos estaduais e federais. Tanto a AMMVI quanto o CIMVI estão no segmento População da Bacia e representam o poder executivo municipal.
Para ocupar assento do Comitê, a AMMVI e o CIMVI passaram por todas as etapas exigidas no edital de convocação para renovação da composição do Comitê do Itajaí. Estando em conformidade com as exigências do processo, as duas entidades foram consideradas habilitadas e, portanto, aptas a ocuparem os assentos.
Até o dia 2 de abril é o prazo para as entidades indicarem os nomes dos membros titulares e suplentes que ocuparão os assentos junto ao Comitê. Representando as organizações eleitas, Fabiana de Carvalho Rosa, assessora de saneamento básico e Valter Conrado de Araújo, secretário executivo, serão os membros titulares da AMMVI e do CIMVI, respectivamente.
Comitê do Itajaí
O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí, denominado simplesmente de Comitê do Itajaí, é uma reunião de pessoas representando organizações públicas e privadas, encarregada de orientar o uso e a proteção da água. É um arranjo de instituições voltadas para o gerenciamento das águas da Bacia do Itajaí que abrange 50 municípios, dos quais 14 são da região da AMMVI.
O Comitê é composto por 50 membros, delegados dos órgãos públicos estaduais e federais (10 pessoas), dos usuários da água (20 pessoas), dos órgãos públicos municipais (10 pessoas) e das entidades da sociedade civil (10 pessoas).
O objetivo do Comitê do Itajaí é promover a articulação de ações de defesa contra secas e inundações e de garantia de fornecimento de água adequada para todos os usos. Esses objetivos serão alcançados mediante o combate e a prevenção da poluição, da erosão do solo e do assoreamento dos cursos de água, bem como da proteção de ambientes fluviais.
Fonte: Michele Prada, assessoria de comunicação – Ascom Ammvi – comunicacao@ammvi.org.br.