You are currently viewing Prefeitos da AMMVI discutem ações de enfrentamento ao Covid-19

Prefeitos da AMMVI discutem ações de enfrentamento ao Covid-19

Os prefeitos da AMMVI se reuniram, na tarde desta terça-feira (17), para discutir medidas de enfrentamento ao Covid-19. Com o objetivo de acompanhar o movimento da saúde pública no combate à propagação do vírus, os prefeitos da região vão seguir as orientações do Decreto nº 509, publicado pelo Estado de Santa Catarina, porém devem respeitar algumas especificidades de cada município. A reunião aconteceu na sede da Associação e a maioria dos prefeitos, secretários de Saúde e Educação participaram por videoconferência. 

Dentre as medidas que serão tomadas nos próximos dias está a suspensão das aulas nas unidades da rede municipal de educação infantil e ensino fundamental a partir do dia 19 de março (quinta-feira). Com a suspensão das aulas, devem ser noticiados os prestadores de serviços responsáveis pelo transporte escolar terceirizado e os fornecedores de merenda escolar e eventuais outros serviços inerentes à educação. 

“Estamos acompanhando diuturnamente a situação e tudo vai depender do desenvolvimento do quadro. O objetivo da suspensão das aulas é diminuir a circulação de pessoas”, explica o presidente da AMMVI, Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau. 

Durante a reunião, foi recomendado que eventos de grande aglomeração sejam cancelados ou adiados e seja feita uma reorganização da rede de saúde pública, a fim de possibilitar total cobertura às pessoas com suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus. Além disso, foi recomendada a suspenção temporária dos encontros de grupos de idosos, uma vez que estes fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade e risco ao serem infectados pelo coronavírus. 

A AMMVI vai enviar ainda correspondência ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde solicitando apoio na compra e/ou recebimento de equipamentos de proteção individual principalmente aos profissionais que atuam na saúde pública. Além disso, a orientação é que a população evite, ao máximo possível, buscar atendimento presencial nos órgãos públicos e utilize dos meios eletrônicos e digitais para fazer contato quando necessário. 

Outra medida adotada pela Associação é solicitar apoio das entidades municipalistas, como a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), para reivindicar a desvinculação dos blocos de financiamento na saúde, a fim de que recursos possam ser usados em outras áreas conforme demanda para enfrentamento ao Covid-19. 

“São medidas necessárias para que possamos lidar com este cenário e proteger a população. Ao mesmo tempo, estamos também dialogando com empresários, famílias, entidades religiosas e a sociedade civil organizada para que possamos manter uma situação tranquila em nossas cidades e enfrentar este momento conturbado da melhor forma possível”, relata o presidente da AMMVI. Segundo ele, neste momento, a unicidade dos gestores públicos e o trabalho em conjunto vai dar segurança na tomada de decisão e garantir que os serviços essenciais à população sejam garantidos. 

Cada prefeitura do Médio Vale já publicou ou vai divulgar decreto oficial com as medidas necessárias para orientação e proteção da população e dos servidores públicos, com orientações voltadas a minimizar os impactos causados pelo coronavírus. O objetivo é evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos confirmados. 

Medidas internas 

Todos os eventos, cursos e reuniões que seriam realizados pela Associação ou no auditório da entidade foram suspensos ou cancelados. Recomenda-se ainda que os colaboradores não façam reuniões externas. 

Casos na região 

A região do Médio Vale do Itajaí não tem, até o momento, caso confirmado de coronavírus. As equipes de saúde estão monitorando a situação em cada um dos 14 municípios e a atualização diária é feita pelos órgãos oficiais. A população pode ser informar no site e/ou redes sociais das prefeituras. 

Etiqueta social

De acordo com o protocolo estabelecido em todo o mundo para reduzir o contágio, os órgãos de saúde recomendam:

•          lavar as mãos frequentemente com água e sabão e passar álcool em gel;

•          manter distância e evitar tocar em pessoas doentes;

•          evitar lugares aglomerados e/ou fechados;

•          quando tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz;

•          utilizar lenço descartável para higiene nasal;

•          não compartilhar objetos de uso pessoal;

•          evitar deslocamentos enquanto a pessoas estiver doente.

Michele Prada, Ascom AMMVI.