As inscrições para XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios superam mais de dois mil gestores municipais confirmados. Com as mobilizações realizadas pelas entidades estaduais em todo país, os prefeitos, secretários e vereadores fizeram a inscrição para discutirem as Alternativas para Superar a Crise, tema da Marcha em 2009. Santa Catarina está entre os estados que lideram a lista de participações confirmadas, junto com Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
A XII Marcha está marcada para os dias 14, 15 e 16 de julho e acontecerá no Brasília Alvorada Hotel, na capital federal. Além dos gestores municipais, o evento conta com a participação de senadores, deputados, governadores estaduais, ministros e o Presidente da República. "A Marcha é uma oportunidade única para expormos as principais necessidades dos Municípios. A presença dos prefeitos e demais gestores é essencial para dar voz ao encontro", reforça o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Além da crise econômica que afetou as transferências repassadas aos Municípios, o Pacto Federativo e a regulamentação da Emenda Constitucional 29/2000 também serão assuntos abordados nesta edição do maior evento municipalista do Brasil.
Ziulkoski convoca para este debate em especial os secretários de Fazenda, Educação e Saúde. Para os representantes de Municípios filiados à CNM, o valor da inscrição é de R$ 100. O prefeito do município filiado é isento desta taxa.
Fonte: Ascom AMMVI com informações da Agência CNM.