A necessidade de promover a integração e a organização dos municípios da Região do Médio Vale do Itajaí, fez surgir o movimento para o nascimento da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). A Fundação Universitária de Blumenau por meio do seu Instituto de Planejamento e Processamento de Dados, nos anos de 1969, elaborou o Plano de Desenvolvimento Local Integrado.
Em 23 de julho de 1969, convidou os prefeitos para os atos de discussão e aprovação do estatuto, em Assembléia Geral de Constituição. A referida assembléia, realizada em 2 de agosto de 1969, nas dependências da Fundação Universitária de Blumenau, aprovou o Estatuto Social e, assim, fundou a AMMVI.
Na ocasião, participam da Assembléia de Constituição os seguintes municípios e respectivos prefeitos: Gelindo Testoni, prefeito de Ascurra; Wilhelm Gellert, prefeito de Benedito Novo; Carlos Curt Zadrozny, prefeito de Blumenau; José Bônus Leitis, prefeito de Botuverá; Antônio Heil, prefeito de Brusque; Evaristo Francisco Spengler, prefeito de Gaspar; Vadislau Schmitt, prefeito de Guabiruba; João Hennings Filho, prefeito de Indaial; Tercílio Marchetti, prefeito de Rio dos Cedros; Henry Paul, prefeito de Timbó; Ernesto Braz Barni, prefeito de Vidal Ramos.
A AMMVI foi a nona associação microrregional a ser instituída, o que fortaleceu o movimento municipalista estadual e colaborou para a fundação da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em 1980.
Michele Prada – Ascom AMMVI