Gestores municipais apresentaram, no encerramento do I Seminário Estadual Sobre Política Municipal de Habitação, experiências exitosas de planos municipais de habitação. A primeira apresentação foi feita por Marta Sartoretto, coordenadora do Plano Diretor do município de Itá e membro da equipe técnica do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS).
Sartoretto mostrou os procedimentos realizados para instalação do PMHIS em Itá. As etapas passaram por definição da metodologia, estruturação do grupo de trabalho, capacitação da equipe, mobilização popular, levantamento de informações, avaliação de dados e aprovação do plano na Câmara Municipal. Na sequencia, apresentaram suas experiências representantes dos municípios de Florianópolis e Laguna.
Ainda na programação da tarde, os participantes acompanharam a apresentação do coordenador da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), Márcio Porto, e do coordenador geral do Centro de Assessoria à Auto Gestão Popular e também membro da UNMP, Leonardo Pessina, que falaram sobre conselhos municipais de habitação e sobre a importância de se discutir as necessidades na área a partir de uma localidade.
Também ministrou palestra o representante do Instituto Polis e consultor do Ministério das Cidades, Kazuo Nakano, que falou sobre os conteúdos e etapas para elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) a partir de uma metodologia participativa.
Na sexta-feira (2), os debates prosseguem até o meio-dia no Centro Administrativo de Florianópolis, onde será realizado o I Encontro Técnico sobre Planos Municipais de Habitação de Interesse Social.
Fonte: Ascom Fecam.