Temporal alaga ruas, causa deslizamentos e castiga famílias em Timbó

O temporal registrado na noite desta terça-feira (26) foi suficiente para que casas fossem alagadas e ruas interditadas por deslizamentos de terra nos bairros Nações, Imigrantes, Araponguinhas, Vila Germer, Fritz Lorenz, Pomeranos, Estados, Capitais e no interior do município. A chuva castigou várias famílias que perderam novamente móveis, alimentos e o que restou dos alagamentos ocorrido nas últimas semanas. Houve quedas de barreiras, ruas alagadas, casas invadidas pela água e pela lama nos bairros de Timbó. As informações são da secretaria de Obras e do departamento de Defesa Civil.

No interior, a secretaria de Obras em conjunto com a Defesa Civil atuou na retirada de barreiras que caíram na Tifa Colei, serviço que iniciou às 23 horas da noite de ontem (26). Técnicos da prefeitura estão analisando na manhã de hoje (27) uma estratégia de trabalho que deverá ser conduzida para melhorar as condições de acessos dos moradores as residências. Para garantir a segurança os responsáveis pela Defesa Civil e secretaria de Obras resolveram interditar a via temporariamente. No bairro São Roque a água foi tanta que invadiu a pista durante a noite, além do trecho que é iluminado ter ficado completamente no escuro até a madrugada. Nos bairros Araponguinhas e Estados diversas casas foram invadidas pela água. Também por causa de queda de uma barreira uma residência foi considerada de risco na rua Artur Giotti, nº 202, mas os moradores permaneceram no local por que parte da residência está em condições seguras.

Ainda no início desta manhã uma equipe de limpeza foi organizada para atuar na limpeza da pista que dá acesso a rua principal do bairro Araponguinhas. No bairro das Nações as ruas Israel, Finlândia, Egito, Dinamarca e Áustria apresentaram problemas de drenagem causados pela falta de estudo de bacias em um loteamento próximo da localidade, resultando na invasão de água na maioria das residências.

No bairro Imigrantes as ruas Haiti, João Tesch, Beco Guatemala e Beco Suriname foram mais uma vez foram atingidos pela enxurrada. Ao longo das ruas ficou um rastro de destruição com perdas e danos materiais. Nesta região não houve registro de queda de barreiras ou deslizamentos. No bairro Vila Germer e na área Industrial as ruas Irma Gustmann, Cristian Benz, Gustavo Michert, Julio Henkels e Monteiro Lobato sofreram mais uma vez com a invasão da água nas residências. Pequenas barreiras e deslizamentos foram registrados. Outro problema enfrentado foi com o Ribeirão Pomeranos, que transbordou e invadiu casas, residências e comércios no bairro Pomeranos, especialmente na rua Taió. A rodovia entre Timbó e Pomerode também está interditada por causa do deslizamento de terra e parte da pista cedeu.

A Defesa Civil de Timbó está em alerta 24 horas. Durante as chuvas o setor deve ser acionado através dos telefones 199 ou 9171-7773 ou ainda 3382-2673. A Defesa Civil está pronta para trabalhar em prol da comunidade. Carros da prefeitura e viaturas da Saúde também foram colocados à disposição para qualquer urgência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó.