Wilson Wan-Dall é eleito presidente do TCE para completar gestão 2009-2011

O conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado no início da sessão plenária desta quarta-feira (24). Ele permanece no cargo até 31 de janeiro de 2011, quando se encerra a gestão do biênio 2009-2011. Há uma semana, o então presidente José Carlos Pacheco renunciou ao cargo, já que no dia 31 de março fará 70 anos e será atingido pela aposentadoria compulsória.

A Lei Orgânica do TCE prevê a realização de nova eleição caso a vaga não ocorra dentro dos sessenta dias anteriores ao término do mandato. Por esta razão, Wan-Dall não assumiu automaticamente o cargo de presidente. "No exercício das funções de corregedor e vice-presidente prestei minha contribuição até o presente momento. Agora, na condição de presidente eleito, estou ciente de que aumentaram as responsabilidades. Por isso, devo, inicialmente, externar aos membros deste Plenário os meus agradecimentos pela confiança", declarou, ao tomar posse logo após a eleição.

Wan-Dall foi eleito pela unanimidade dos conselheiros presentes – seis no total, incluído ele próprio. Apenas o conselheiro Herneus de Nadal não estava presente, por estar licenciado por motivo de problema de saúde em pessoa da família.

Na vice-presidência foi eleito o conselheiro César Filomeno Fontes. O conselheiro Luiz Roberto Herbst continua como corregedor-geral.

Histórico

Natural de Gaspar, Wan-Dall ingressou no TCE, como conselheiro, em 16 de fevereiro de 2000, após quase 20 anos de vida política – foi vereador em Blumenau e deputado estadual. No Tribunal, exerceu as funções de corregedor-geral, no biênio 2005/2007, e vice-presidente, no biênio 2007/2009. Era também o vice da gestão 2009-2011.

Fonte: Ascom AMMVI com informações do TCE.