A Secretaria de Estado da Saúde divulgou no sábado (27), os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. Pela nova classificação, todas as regiões do estado se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha).
A região do Médio Vale do Itajaí está em nível gravíssimo nas quatro dimensões da Matriz de Risco: evento sentinela (ocorrência de óbitos por Covid-19 e comportamento da pandemia), transmissibilidade (variação no número de confirmação positiva e casos infectantes), monitoramento (percentual de positividade de exames do Lacen) e capacidade de atenção (ocupação de leitos de UTI reservado Covid-19).
De 20 a 26 de fevereiro, os dados da região apontam crescimento de 3.930 casos positivos para Covid-19, 1.252 casos ativos, 29 óbitos e variação de 47% na média móvel. A taxa de transmissibilidade também aumentou para 1. A evolução da taxa de ocupação de leitos nos últimos 15 dias apresentou significativo aumento, chegando a 99% de ocupação. Conforme o último boletim divulgado pela AMMVI, dia 28 de fevereiro, a região apresenta 86.785 casos confirmados, 81.584 pessoas recuperadas e 732 óbitos.
Orientações
As orientações à população permanecem as mesmas amplamente divulgadas pelo poder público: usar máscara, higienizar as mãos e evitar aglomerações ou sair de casa. As indústrias e os comércios também devem permanecer atentos às medidas sanitárias e seguir orientações das portarias da Secretaria de Estado da Saúde e dos Municípios.
“Essas recomendações já vêm sendo divulgadas e reforçadas desde o início da pandemia e é importante que a população continue atenta. Precisamos que todos façam a sua parte e evitem fazer o que não for necessário neste momento”, adverte o presidente da AMMVI.
Michele Prada, Ascom AMMVI.