Os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) participaram nesta terça-feira (5), do Fórum sobre Resíduos Sólidos realizado na prefeitura de Blumenau. O evento é uma parceria da AMMVI com a empresa alemã OVVD, visando estudar alternativas para o aproveitamento dos resíduos sólidos urbanos.
Na ocasião foi apresentada aos prefeitos a experiência de sucesso da região de Mecklenburg-Vorpommern, na Alemanha que, com população de 500 mil habitantes, conseguiu dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos e gerar energia, além de promover a participação efetiva dos cidadãos na responsabilização pelo lixo.
Segundo Hans-Jürgen Geier, diretor geral da OVVD, o ideal é evitar a geração de lixo e, para isso, é necessária a parceria do poder público com a esfera privada, além da participação dos cidadãos na conscientização ambiental. Para ele, é relevante também a consolidação de grupos maiores de municípios, a exemplo de consórcios públicos, para facilitar a logística dos processos, diminuir custos e viabilizar o correto manejo dos resíduos.
Na Alemanha este processo de conscientização e aplicação de melhorias no que tange à destinação de resíduos aconteceu após pressão de lei federal que, como está ocorrendo no Brasil, determinou as competências e traçou metas futuras. Além disso, no país germânico, o Estado exerce forte atuação e, em conjunto com a iniciativa privada, subsidia financiamento para aplicação de recursos vultosos nesta área.
Encabeçada pelo diretor do Samae (Sistema de Abastecimento Municipal de Água e Esgoto) de Pomerode, Ércio Kriek, a iniciativa objetiva complementar o estudo que a AMMVI está elaborando para auxiliar na definição de qual alternativa melhor se aplica na região para a destinação dos resíduos sólidos e a análise dos benefícios em aproveitamento energético.
O presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque, destaca que a região do Médio Vale está buscando alternativas viáveis que possam ser executadas em conjunto e respeitando as peculiaridades dos municípios, sem trazer ônus à população, que deverá ser parceira neste processo.
Eccel explica que, assim como no Médio Vale, os municípios alemães também iniciaram um processo de estudo das alternativas, análise da conjuntura e viabilidade econômica antes de implantar o sistema atual. "Da mesma forma estamos trabalhando na região, pois um estudo técnico-ambiental do sistema atual de gestão e alternativas de aproveitamento energético de resíduos sólidos já está em fase de conclusão" explica o presidente da AMMVI.
Participaram do encontro gestores e técnicos dos municípios da AMMVI, técnicos da entidade, como também os prefeitos de Benedito Novo, Brusque, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, e o vice-prefeito de Blumenau.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Prefeitos conhecem prévia de estudo sobre aproveitamento de resíduos sólidos