Essa já é a pior enchente desde 1984 em Blumenau e região. De acordo com novo relatório das 14h de hoje (9) da Defesa Civil, na região do Médio Vale do Itajaí foram afetadas pela enchente 476.162 pessoas. Desse total, 19.906 estão desalojadas e 1.231 desabrigadas (quando não possuem mais residência). Uma morte foi registrada e duas pessoas ficaram feridas.
Em Blumenau, a medição das 13h registrou 12,52m, uma diminuição de oito centímetros no nível em relação às 11h, que marcava 12,6m. Os serviços de água e energia elétrica estão comprometidos na cidade. A cidade vizinha de Brusque também foi devastada, o prefeito do município, Paulo Eccel, que também é presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), decretou estado de calamidade pública.
As cidades vizinhas também foram fortemente atingidas e estão com equipes dos serviços públicos de plantão para ajudar a população. Eventos, aulas nas redes estadual, municipal e privada foram cancelados ou adiados nos locais impactados. Os hospitais estão atendendo somente emergências. Os atingidos estão sendo amparados em abrigos públicos ativados pelas respectivas prefeituras.
Em todo o estado foram atingidas 690.343 pessoas. Sendo que 35.945 ficaram desalojadas, 13.013 desabrigadas, 39 enfermas, três feridas e duas morreram. A previsão do tempo para o final de semana é de que o tempo melhore. Ainda deverá haver nuvens e o tempo ficará ensolarado, contudo, não deve chover significativamente. Então começará o trabalho de limpeza e reorganização tão bem conhecido e desempenhado pelo povo catarinense.
Marcos Borges, Ascom AMMVI
LEIATAMBÉM…
Situação da chuva no Médio Vale