Missão Internacional: Prefeitos avaliam alternativa de aproveitamento energético, na Alemanha

ROSTOCK – Conhecer o processo de biometanização feito em Rostock, na Alemanha, foi o objetivo da visita da comitiva da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) à empresa Umwelt GmbH, na sexta-feira, 18 de novembro. O roteiro foi escolhido pela relevância da implantação deste processo na região, como também pelo sistema de gerenciamento de resíduos feito pela empresa alemã, visando ao aproveitamento energético e ao controle da poluição.

Diferente dos processos vistos até então na viagem, a delegação do Médio Vale pode visualizar na prática a biometanização, recomendável nos casos em que os resíduos sólidos sejam na sua maioria orgânicos, muito comum na região. "O interessante desse processo é que abre a possibilidade da geração de energia limpa, ou seja, é possível ter um aproveitamento energético e contribuir com o meio ambiente" destaca o presidente da AMMVI, Paulo Eccel, prefeito de Brusque.

Em uma região de aproximadamente 450 mil habitantes, a usina de biometanização processa anualmente 165 mil toneladas de lixo, inclusive alguns resíduos industriais. Porém, segundo o gerente da empresa, Frank Zörner, o objetivo é aumentar ainda mais esta produção a fim de favorecer a geração de maior quantidade de gás natural e vende-lo ao mercado, pois o valor e o produto final são vantajosos.

Durante a visita às instalações da usina, a comitiva recebeu ainda uma proposta financeira para a elaboração de um projeto executivo para a construção de uma usina de biometanização na região. "Vamos alinhar nossos objetivos, estipular prazos e determinar as próximas ações para que, enfim, possamos analisar a melhor proposta e dar passos promissores" disse o presidente da AMMVI.

Conforme ele, os membros da comitiva se reunirão em assembleia com os prefeitos para demonstrar as tratativas feitas na Europa e decidir o caminho a ser seguido. Eccel explica ainda que para a implantação da estrutura será necessário importar tecnologia e fazer novas negociações para viabilizar financeiramente a construção da obra na região.

Os prefeitos de Brusque, Doutor Pedrinho e Timbó, o vice-prefeito de Blumenau, juntamente com os técnicos municipais presentes da comitiva seguem o roteiro pela Alemanha, dando cumprimento à agenda. Após Rostock, a delegação seguirá para Hamburgo e Berlim. O retorno está previsto para dia 21.

Conheça o processo

Conforme estudo encomendado pela AMMVI neste ano sobre alternativas de aproveitamento energético para resíduos sólidos urbanos, o método mais indicado é a biometanização. Este processo assemelha-se à liberação natural de metano, através de um digestor que age sobre o resíduo o decompondo até que este torne-se biogás (livre de gases ácidos).

O biogás resultante da biometanização pode servir como fertilizante ou gerar energia elétrica, mecânica ou térmica, ajudando na redução dos custos de produção. Na Alemanha e Suécia, este gás é muito utilizado no fornecimento de água quente na rede pública.

Rostock

Rostock é a maior cidade do estado de Mecklenburg-Vorpommern, no Norte da Alemanha, com mais de 200 mil habitantes. O município abriga uma das universidades mais antigas da Europa, a Universidade de Rostock, fundada em 1419. Ocorrem por lá eventos dos mais variados gêneros todos os anos.

Michele Prada, da Alemanha.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

 Comitiva busca parceria bilateral com a Alemanha

Embaixada brasileira recepciona comitiva de gestores do Médio Vale

Universidade alemã mostra interesse em receber alunos do Médio Vale

Prefeitos conhecem alternativas de produção de energia renovável

Comitiva da AMMVI visita empresa e recebe proposta de assessoria

Museu Pomerano apresenta documentos de Pomerode

Gestores públicos conhecem experiência espanhola em gerenciamento de resíduos sólidos