Boa parte dos prefeitos que participam dos Novos Gestores em Santa Catarina foram eleitos para o primeiro mandato. Porém, há também casos de alguns administradores reeleitos que aproveitam a oportunidade para reavaliar a gestão e se informar das mudanças na lei. Esses gestores estarão em Florianópolis, nos dias 24 e 25 de outubro, para capacitar-se e receber dicas de especialistas dos principais setores de uma prefeitura.
Para o prefeito reeleito de Maracajá, Wagner Rosa, a palestra do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, foi como um sinal para "tomar mais cuidado, porque não é fácil administrar". Na opinião dele o que mais causa indignação é o subfinanciamento dos programas sociais e de saúde. "As obrigações são nossas, mas quem é reconhecido é o governo federal", lamentou.
No caso do eleito em Palmeira, José Hemkemcuer, tudo o que foi dito pelo presidente foi novidade. Ele assumirá o primeiro mandato e não tem experiência em gestão pública. "Tenho que estar ligado em tudo, colocar as pessoas certas no lugar certo. Muita coisa que acontece é culpa do prefeito porque ele não acompanha as secretarias", considerou.
Responsabilidades
As atribuições municipais passadas no seminário surpreendeu o novo prefeito de Descanso, Hélio Daltoe. Ele não sabia das obrigações previstas em lei no comando da educação básica e atendimento em creches. "Os investimentos do Municípios são bem maiores do que do Estado e da União. O prefeito tem que cuidar das crianças com possibilidade de ser repreendido pela procuradoria pública", ponderou.
Hélio defende mudanças no Pacto Federativo. "Os deputados e senadores fazem as leis, mas não avaliam a repercussão delas nos Municípios".
Com informações da Agência CNM.
LEIA TAMBÉM…
Seminário Novos Gestores será realizado em São José, dias 24 e 25