Comitiva catarinense conhece alternativas de gerenciamento de resíduos sólidos na Alemanha

Uma comitiva catarinense formada por representantes de entidades municipalistas e consórcios públicos está de passagem, nesta semana, na Alemanha com o objetivo de conhecer projetos desenvolvidos na área de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Integra o grupo o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa e o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, representando a Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Na programação da missão estão reuniões, workshops e visitas guiadas de plantas de gestão de resíduos.

O roteiro começou no domingo (3), com um encontro no Centro Empresarial e Científico Brasil-Alemanha (WWZ), em Berlim. Ontem (4), foi feita uma apresentação da Associação de Reciclagem de Brandenburg-Sul. Hoje (5), a comitiva visita a usina de tratamento mecânico-biológico da Ost-Mecklenburg-Vorpommern. Na quarta-feira (6), os catarinenses visitam outra usina de tratamento da Heers & Brockstedt, em Neumünster.

Na quinta-feira (7), a comitiva estará em Rostock para conhecer o trabalho da Vattenfall Europe Nova Energia Ecoenergia. Já sexta-feira (8), haverá reuniões de trabalho e avaliação da viagem. Os catarinenses voltam no sábado, dia 9 de março.

O secretário executivo da AMMVI explica que a missão é um convite de entidades e empresas alemãs que têm interesse em investir em Santa Catarina e em outras regiões do Brasil, por isso foram representantes de várias entidades que, no retorno da viagem, tem como função multiplicar as informações e auxiliar os municípios em medidas que possam contribuir para a correta gestão de resíduos.

Além de representantes da AMMVI e Fecam, integra a comitiva profissionais da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).

Missão internacional

Em novembro de 2011 a AMMVI realizou a Missão Internacional Alemanha, Espanha e Suécia com o objetivo de conhecer alternativas de tratamento e destinação dos resíduos sólidos urbanos, como também meios de aproveitamento energético do lixo produzido pela população. À época, a comitiva era composta por prefeitos, vice-prefeitos, técnicos municipais, como também os secretários executivos do Cimvi, AMMVI e equipe técnica da entidade.

Após essa missão, a AMMVI firmou convênios internacionais com entidades alemãs e suecas para aprimorar o gerenciamento de resíduos do Médio Vale, o que culminou com capacitação de técnicos da região na Suécia e agora com a missão para a Alemanha a convite de empresas germânicas.

Ascom AMMVI com informações da Fecam.

Comentar notícia.