Prefeitos da AMMVI e secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau anunciaram na tarde desta sexta-feira, 3, que Blumenau é o município escolhido para sediar o novo complexo penitenciário. A seleção do terreno onde será erguida a estrutura levou em consideração a localização estratégica e questões técnicas e de logística que possam garantir condições reais de segurança.
Conforme o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, os próximos passos são analisar tecnicamente a viabilidade da área conforme diretrizes municipais e agendar uma reunião com o governador Colombo para definir a contrapartida do Estado para Blumenau e região. "Vamos ainda solicitar ao governador a desativação da estrutura atual do Presídio de Blumenau, já que um novo complexo será construído", explicou.
Presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior, disse que os prefeitos solicitaram ao secretário regional César Botelho a construção de um complexo penitenciário que comporte presídio, penitenciária e semi-aberto que, segundo o prefeito, sinaliza um avanço e possibilita a construção de uma solução definitiva. "A região deixará de ter uma realidade inadequada para conquistar uma situação de segurança, com exemplos já implementados e que estão funcionando bem", analisou.
O terreno que deverá comportar o complexo penitenciário deverá ser de 100 mil metros quadrados e a localização será divulgada após tratativas com o governador. "Vamos apoiar a decisão do Estado quanto a escolha do terreno e nos posicionamos a favor do prefeito Napoleão para que as negociações sejam rápidas e a região possa, em breve, contar com mais segurança", afirmou o presidente da AMMVI.
O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, considera a decisão um avanço e reconhece o quanto a obra vai contribuir com a segurança da comunidade, dos detentos e suas famílias e dos profissionais que atuam e visitam o Presídio de Blumenau.
Já o prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, destaca que há uma expectativa para as melhorias que a obra pode trazer como, por exemplo, um aumento da ressocialização dos presos, já que o modelo que deverá ser implantado está dando certo em outros lugares.
Botelho agradeceu a parceria e empenho dos prefeitos em resolver o problema em conjunto com o Estado, buscando soluções rápidas e eficazes para melhorar a qualidade de vida de toda a região.
A reunião com o governador para dar continuidade às tratativas não tem data marcada, mas deve acontecer na próxima semana. Participaram da reunião os prefeitos de Timbó, Blumenau, Gaspar e Indaial, o secretário regional de Blumenau e o secretário executivo da Ammvi.
Michele Prada, Ascom AMMVI.