Presidente da AMMVI vai a Brasília defender que Ferrovia Leste-Oeste passe pelo Vale

O presidente da AMMVI, Laércio Schuster Junior, prefeito de Timbó, reúne-se nesta quarta-feira, 8 de maio, às 11 horas, com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Josias Sampaio Cavalcante Júnior. O encontro, que acontece em Brasília, contará com a presença de prefeitos, presidentes de Associações de Municípios e do deputado federal Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias.

Na ocasião, as lideranças entregarão ao presidente da Valec documento que defende que o traçado da Ferrovia Leste-Oeste passe pelos municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

O traçado da nova ferrovia a ser construída ainda não está definido. O prefeito de Timbó explica que a Ammvi enviou carta de apoio às mobilizações lideradas pela Associação dos Municípios da Região do Contestado (Amurc) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), além de ofício reivindicando o trajeto ao governador Raimundo Colombo e membros da Bancada Parlamentar Catarinense.

O documento é resultado de mobilizações realizadas pelo estado no mês de abril com a participação de doze associações microrregionais, representando mais de 180 municípios, entidades empresariais e de classe, clubes de serviço e sociedade civil.

"A AMMVI defende o traçado pelo Vale do Itajaí pela necessidade de um projeto ferroviário estratégico e central capaz de atender a cadeia produtiva com a interligação desta à Ferrovia Norte-Sul", defende Schuster. Segundo ele, o traçado que passa pela região do Vale do Itajaí vai favorecer o desenvolvimento econômico, social e sustentável com fomento à produção industrial e escoamento da produção.

"Vamos continuar nossa luta em prol do desenvolvimento da região, pois o Médio Vale do Itajaí contribui significativamente para o bolo tributário da União e merece receber investimentos de grande envergadura como este", observa o presidente da AMMVI. Schuster sinaliza ainda que na próxima semana a Associação realizará uma mobilização regional em defesa da causa, no município de Timbó, e contará com o engajamento de entidades empresariais, lideranças políticas e comunidade.

Conforme informações da Valec, empresa pública voltada à construção e exploração de infraestrutura ferroviária, a previsão é que ainda nesta semana seja lançado o edital de contratação de empresa para elaboração do estudo técnico de viabilidade e projeto executivo, momento em que será definido o traçado da ferrovia.

Abaixo-assinado

A AMMVI está pedindo o apoio de toda a população do Médio Vale do Itajaí a participar do abaixo-assinado da Amavi, que pretende sensibilizar as autoridades políticas, empresariais e comunidade sobre a importância do traçado da Ferrovia Leste-Oeste passar pelo Vale do Itajaí.

Os defensores da causa podem participar através do link: www.amavi.org.br/proferrovia.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.