Congresso reúne 500 contadores públicos, controladores internos e secretários de finanças

Entre terça (07) e quinta-feira (09) Florianópolis sediou o 9º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais e o 1º Fórum de Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Gestão Fiscal Responsável. O evento reuniu cerca de 500 participantes no Oceania Park Eventos. Na pauta dos debates, foco para as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

O evento é uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Conselho Federal de Contabilidade, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e Associações de Municípios. Conta ainda com o apoio do Colegiado de Contadores e Controladores Internos Municipais de Santa Catarina, Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina (Confaz/M) e Martinelli Auditoria. A realização é da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).

Confira os destaques do evento:

Abertura

A abertura ocorreu na tarde de terça-feira (07) com a presença do vice-presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Cláudio Caramori, do presidente da Egem e prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, do presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC), Adilson Cordeiro e do diretor geral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), Carlos Tramontin.

O vice-presidente da Fecam, José Cláudio Caramori, destacou a importância do profissional da área contábil para o gestor público e a necessidade do aparato técnico para prover o gestor de informações. "Se não for o contador, o controlador e a visão do secretário, nós, servidores públicos passageiros ou transitórios, corremos sérios riscos. Por isso, conclamo a todos os senhores e senhoras para aproveitarem ao máximo esse momento para o melhorarmos as nossas performances", explanou.

O presidente da Egem, Vanderlei Alexandre, discursou sobre o momento da gestão dos municípios do estado, com 70% de novos prefeitos e não reeleitos e a necessidade de buscar a excelência sempre. "Esse é o momento de treinar e de preparar, não só agora, mas a gente precisa estar sempre aprendendo", frisou o prefeito.

Promoção da transparência

Na tarde da quarta-feira, 8, durante o painel sobre Controle Interno nos Municípios, a Fecam e a Controladoria Geral da União – Regional de Santa Catarina firmaram um protocolo de intenções de parceria para o fortalecimento da gestão pública, promoção da transparência e do controle social. O objetivo é a realização de ações coordenadas de auxílio à implementação da lei de Acesso à Informação com a capacitação dos agentes públicos municipais, orientação e implementação do sistema eletrônico para a gestão do Serviço de Informação ao Cidadão desenvolvido pela Fecam.

Colegiado de Contadores e Controladores

Ainda no dia 8, durante o Congresso, o Colegiado de Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais (órgão vinculado à Fecam) esteve reunido, com representantes do Conselho Regional de Contabilidade. O motivo foi a solicitação de apoio do Conselho para ações de valorização dos profissionais da Contabilidade que atuam em prefeituras e câmaras municipais, uma vez que estes vem assumindo mais responsabilidades na gestão municipal. Serão estes também que estarão à frente da implementação das Normas Brasileiras Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, em 2014.

Com informações da Fecam.

Comentar noticia.