Blumenau, Gaspar e Pomerode recebem Prêmio Município Sustentável

Os municípios de Blumenau, Gaspar e Pomerode receberam nesta quarta-feira, 12, o Prêmio Município Sustentável, durante a programação do XII Congresso Catarinense de Municípios, realizado em Florianópolis. Concedido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o prêmio valoriza os municípios catarinenses que possuem os melhores Índices de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS), apurados conforme metodologia específica.

Na ocasião foram premiados os cinco municípios mais bem colocados no índice geral de desenvolvimento municipal sustentável, onde ficaram classificados Blumenau, em terceiro lugar, e Gaspar, na quinta colocação, com índices de 0,806 e 0,799, respectivamente.

"O IDMS é importante porque contribui para a formulação e avaliação das políticas públicas, funcionando como uma ferramenta estratégica de gestão", analisa o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes Neto.

A premiação foi dividida ainda em quatro dimensões e sete subdimensões, ficando Pomerode em primeiro lugar na dimensão Sociocultural, com índice de 0,853, e no índice da Educação, com 0,964. Já Gaspar se destacou com a nota 1,0 no índice da Gestão Pública.

Prefeito de Pomerode, Rolf Nicolodelli, destaca que o prêmio reconhece o trabalho que o município vem executando na valorização dos profissionais da Educação e nas melhorias tomadas em favor dos alunos, cujo ensino tradicional vem sendo incrementado com as novas tecnologias voltadas à informatização e ao bem-estar. "A cultura em nosso município também vem sendo potencializada com ações de educação ao empreendedorismo", complementa o prefeito.

Com nota máxima no estado em gestão pública, para o prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, a ênfase desse resultado é identificada na atuação da administração municipal em desenvolver articulação exterior por meio de consórcios e colegiado intermunicipais.

Para o presidente da AMMVI e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, a premiação demonstra o quanto a região está avançando na gestão municipal, voltando as ações na melhoria das políticas públicas com vistas ao desenvolvimento sustentável.

"O índice vai auxiliar os prefeitos a prospectar um cenário futuro desejável a partir das prioridades municipais, contribuindo para a tomada de decisão e a conquista de patamares mais elevados", analisa o presidente da AMMVI.

Sobre o índice

O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões sociocultural, ambiental, econômica e político-institucional.

O objetivo do IDMS é possibilitar que os municípios utilizem o índice como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Movimento municipalista catarinense apresenta carta de reivindicações

Prefeitos participam de Congresso de Municípios

Prefeitos realizam mobilização estadual e apresentam pauta municipalista no dia 11 de fevereiro

XII Congresso Catarinense de Municípios debate a Gestão Municipal e o Desenvolvimento Regional

XII Congresso Catarinense de Municípios já tem a programação definida

Legislação administrativa emperra trabalho dos prefeitos, diz especialista