AMMVI entrega pauta de reivindicações ao secretário de Estado da Saúde

Garantir que os acordos sejam cumpridos é uma das prioridades do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. Esta foi uma das propostas apresentadas por ele na reunião com os prefeitos do Médio Vale do Itajaí, realizada na segunda-feira (2), em Blumenau. O secretário reconheceu a ausência em investimento financeiro do Estado e da União, dizendo que a saúde pública vem sendo fortemente custeada pelos Municípios.

Na ocasião, o presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, entregou ao secretário uma pauta com nove prioridades da região para este ano. "O documento foi construído pelos prefeitos e secretários municipais de Saúde e apresenta nossos pleitos emergenciais", explica Weiss.

"Nosso objetivo é ampliar a oferta dos serviços e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Mas, para isso, é necessário que Estado e União cumpram com suas responsabilidades", disse o vice-presidente da AMMVI, Sergio Almir dos Santos.

O prefeito de Gaspar e presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), Pedro Celso Zuchi, explica que, dentre as reivindicações, está a liquidação dos financiamentos atrasados e o cumprimento da data de pagamento dos demais valores a vencer, pois em alguns programas o governo estadual está com um atraso de seis meses no pagamento, comprometendo os cofres municipais. A este pleito, Kleinübing garantiu que o Estado vai viabilizar os compromissos.

Outra reivindicação apresentada ao secretário foi a implantação de uma central regional de regulação de leitos hospitalares no Médio Vale, que é a única região de Santa Catarina que não possui este serviço integrado. Além disso, os prefeitos solicitaram que o governo garanta a transparência das informações referentes à destinação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos recursos financeiros previstos em orçamento. Aos dois pedidos Kleinübing prometeu que serão encaminhados para análise e atendimento.

Quanto às gerências regionais de Saúde, o secretário corroborou com os prefeitos da necessidade de suporte técnico por meio de profissionais qualificados e salientou que a questão política não pode sobrepor à técnica.

Na ocasião, os os prefeitos reivindicaram também assistência e atualização de recursos para o custeio dos hospitais na região. Kleinübing disse que a intenção é que os hospitais consigam cuidar da própria manutenção sem vincular todos os processos à SES. Para ele, é necessário buscar mais eficiência e direcionar maior orçamento para a atenção básica.

Conforme o presidente da AMMVI, dentre os pleitos apresentados estão ainda: construção de uma Política de Assistência Hospitalar, revisão dos valores da Atenção Básica com crescimento progressivo para o orçamento do próximo ano, revisão do acesso aos serviços de alta complexidade e desvinculação dos recursos do Fundo Social destinados à Saúde.

Prestigiaram a reunião os prefeitos de Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Gaspar, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, os secretários de Saúde de Blumenau, Brusque, Indaial e Timbó e o executivo da AMMVI. O próximo encontro deve ser agendado para o próximo trimestre do ano.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.