Em reunião com prefeitos da AMMVI na tarde desta terça-feira (8), em Florianópolis, o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, firmou o compromisso de manter a regularidade nos repasses dos recursos de cofinanciamento da saúde pública.
Liderados pelo presidente da AMMVI e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, os prefeitos apresentaram outras demandas na área da saúde para a região, dentre elas, garantia das transferências aos municípios, ampliação de recursos aos hospitais da região e repasse do auxílio da média e alta complexidade (MAC).
Na reunião, Kleinübing disse que este ano terá reajuste nos recursos da saúde. "Em tese, vamos ter uma situação melhor", sinalizou o secretário. Porém, segundo ele, não há previsão orçamentária de repasses do auxílio da MAC.
Questionado sobre recursos para os hospitais da região, Kleinübing afirmou que não se tem uma política de custeio para hospitais que não são do Estado, com exceção do Hospital Santo Antônio, de Blumenau. "Temos recursos de investimentos, mas não custeio", esclareceu o secretário.
Nelson Antônio Serpa, secretário de Estado da Casa Civil, disse que alguns assuntos da saúde implicam em uma discussão mais ampla, pois exigirão novas parcerias.
"Vamos continuar acompanhando as ações do Estado e agendar novas reuniões para cobrar maior resolutividade, pois o investimento dos Municípios vem crescendo sem o acompanhamento da receita e os recursos aplicados na saúde estão muito acima da exigência constitucional, comprometendo as demais áreas da administração pública", disse o presidente da AMMVI.
A reunião aconteceu na secretaria de Estado da Casa Civil e contou com a presença dos prefeitos de Apiúna, Nicanor Morro, e Pomerode, Rolf Nicolodelli, os secretários Serpa e Kleinübing e o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Cássio Quadros.
Agenda com governador
Na ocasião, o presidente da AMMVI solicitou novamente agenda dos prefeitos do Médio Vale com o governador Raimundo Colombo, ainda no mês de março. "Queremos entregar ao governador o pleito da região e principalmente reforçar as reivindicações nas áreas da saúde, segurança pública e fontes de financiamento", explica Tomaselli.
Michele Prada, Ascom AMMVI.