Projeto fortalece turismo rural no Vale do Itajaí

Turismo Rural no Circuito Étnico Cultural no Vale do Itajaí é no nome do projeto que será apresentado hoje, 6 de maio, em Timbó, apoiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). O objetivo é fortalecer a região do Vale do Itajaí como destino turístico rural sustentável, promovendo o associativismo e o desenvolvimento econômico e social, com a preservação do patrimônio histórico, cultural, ambiental e a geração de emprego e renda. O projeto deve beneficiar agricultores familiares em cerca de 100 propriedades da região.

O evento de apresentação do projeto acontecerá no Salão do Jardim Botânico (Rod. SC 417 – KM 01), das 09h às  11h30min. Na oportunidade haverá a palestra do engenheiro agrônomo e consultor, Otto Schmiedt. O projeto "Turismo Rural no Circuito Étnico Cultural no Vale do Itajaí" faz parte de um termo de cooperação técnica firmado entre MDA, Ministério do Turismo, Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), Sebrae/SC e 10 prefeituras dos municípios que fazem parte da região.

Segundo os organizadores o projeto representa o marco inicial da articulação multi-institucional, alinhando-se às diretrizes do Programa Nacional de Turismo na Agricultura Familiar (MDA), do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil (MTur) e do Programa Roteiros Nacionais da Imigração (MinC/IPHAN).

De acordo com os organizadores, o projeto parte da relevância da estruturação de roteiros rurais/culturais de visitação como medida estratégica, capaz de viabilizar atividades econômicas alternativas que garantam a geração de renda para os agricultores familiares descendentes de imigrantes por meio da proteção e gestão compartilhada do patrimônio cultural da região.

A proposta é de que as famílias de agricultores possam oferecer atividades turísticas propiciando aos visitantes a vivência de experiências autênticas e o contato direto com os modos de vida e a identidade desse grupo étnico.

Saiba mais:

O surgimento desses municípios do Vale do Itajaí tem origem na fixação de grande contingente de imigrantes, estabelecidos em pequenas propriedades agrícolas. A região guarda até hoje, na sua paisagem e seus hábitos, as marcas da presença do imigrante europeu, constituindo uma paisagem cultural singular. As pequenas propriedades rurais, embasadas na mão-de-obra familiar, são as estruturas mais representativas desse patrimônio que tem suas expressões mais significativas na arquitetura, na gastronomia típica, nos dialetos, no artesanato, danças e festas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Timbó