Com o crescimento acelerado das cidades e a impermeabilização das áreas urbanas, a necessidade de sistemas de drenagem de águas pluviais mais eficientes se torna urgente. Para evitar inundações e proteger as comunidades, é fundamental que gestores públicos e técnicos municipais estejam alinhados com práticas inovadoras e sustentáveis.
Foi com esse objetivo que a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) realizou, em 22 de agosto, o Seminário Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais, em Blumenau. O evento, patrocinado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), reuniu mais de 130 participantes, incluindo gestores públicos, técnicos municipais e empreendedores na área.
Especialistas de renome compartilharam suas experiências e apresentaram soluções práticas já implementadas em diversas cidades brasileiras. Entre os palestrantes, estavam figuras de destaque, como a doutora Alexandra Rodrigues Finotti, da Universidade Federal de Santa Catarina, o doutor Tiago Luis Gomes, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o mestre Luis Henrique Beduschi, da Prefeitura de Blumenau, e a doutora Rubia Girardi, do Instituto Água Conecta.
Rodrigo Catafesta Francisco, assessor interino de Saneamento e Meio Ambiente da Amve, destacou a relevância do evento para a região. “O Seminário trouxe temas essenciais e alinhados à nossa realidade. Abordamos desde planos de drenagem e manejo de águas pluviais até drenagem urbana sustentável, com o uso de softwares e estudos de casos reais de políticas públicas bem-sucedidas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul”, disse.
Ele também ressaltou a importância da troca de experiências. Para Rodrigo, “independente do estágio em que cada município se encontra, eventos como este são fundamentais para promover a inovação e integrar medidas sustentáveis de drenagem urbana”.
Além disso, o Seminário contribuiu para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais, mostrando a necessidade de adaptar projetos à realidade local e enfatizando a distinção entre medidas convencionais e sustentáveis.
“O bom planejamento urbano, aliado à educação ambiental e à implementação de soluções sustentáveis para drenagem e retenção de água, é vital para reduzir riscos e mitigar os impactos das chuvas e enchentes, especialmente aqui no Vale Europeu, onde historicamente enfrentamos desafios climáticos”, concluiu Rodrigo.