A Prefeitura acaba de lançar a página online do 2º Seminário Blumenau 2050, disponibilizando informações sobre o evento e inscrições para a participação de interessados no seminário, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Carlos Gomes. As inscrições são gratuitas, dirigidas tanto ao público geral como a profissionais da área de desenvolvimento urbano, e podem ser feitas pelo endereço www.blumenau.sc.gov.br/bnu2050.
Realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan), o seminário tem por objetivo avaliar e atualizar o projeto Blumenau 2050, abrindo um espaço para debates e novas propostas.
Programação
Na segunda edição do seminário, participam o prefeito João Paulo Kleinübing e o arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura, que abordará o tema Relocação do Centro Cívico Municipal e Novos Usos para o Centro Histórico e Tradicional. O palestrante dirigiu o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, dirigido à recuperação das cidades Históricas Brasileiras entre 2003 e 2004 e, atualmente, desenvolve um projeto urbanístico para toda a Cidade Baixa de Salvador, Bahia.
Mobilidade urbana em Blumenau – Conflitos e Soluções será outra temática do encontro, abordada por Maria Miranda, coordenadora de Mobilidade Urbana e Transportes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Miranda participou no desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Integrado e do Plano Diretor Cicloviário de Curitiba, Paraná.
Também haverá espaços para apresentação de propostas de entidades e instituições que participaram na própria confecção do Bnu 2050. "Queremos que esses órgãos estejam envolvidos para que possam cobrar, das próximas administrações, a continuidade dos projetos que beneficiarão a cidade", explica o secretário de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri.
Sobre o Blumenau 2050
Lançado em junho de 2008, o Blumenau 2050 é um projeto desenvolvido pela Prefeitura juntamente com a comunidade e órgãos da sociedade organizada, visando estruturar e estabelecer um plano de diretrizes e projetos para o município relacionados a planejamento territorial urbano de curto, médio e longo prazos, com previsão de implantação total até 2050. A essência do projeto é conciliar desenvolvimento com qualidade de vida do cidadão.
"Não se trata de uma proposta estanque. Pelo contrário, está à disposição da sociedade para aprimoramento e modificações, o que faremos anualmente para que todos possam enxergar seus anseios e necessidades no projeto", conclui Balistieri.
Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.