Durante a reunião do Conselho Municipal da Defesa Civil, no dia 10, foi recomendado o decreto de situação de emergência no município devido às fortes chuvas que vem ocorrendo desde o dia 21 de janeiro.
Após a intensa chuva, a Defesa Civil contabilizou diversos pontos da cidade, onde a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) precisará realizar um trabalho intenso de recuperação. As localidades mais atingidas foram Rega II, Rega III, Ribeirão Areia, Wunderwald, Testo Rega, Testo Alto e parte do centro. A Defesa Civil constatou que diversas residências nestes locais foram atingidas pelas enchentes.
Na sexta-feira (11), toda a equipe da Secretaria de Obras está mobilizada para a recuperação de pontes, tubulações e ruas. Um trabalho lento pela grande quantidade de estragos, mas que está tendo total atenção por parte da Prefeitura, para que toda a cidade possa ser atendida. A Coordenadoria de Defesa Civil (COMDEC) e a Secretaria da Cidadania e Desenvolvimento Social (SECID) se reuniram no início desta manhã, para traçar metas, com o objetivo de contabilizar as famílias atingidas e prestar assistência aos necessitados.
Segundo a Defesa Civil todos os acessos, inclusive o que liga Pomerode a Jaraguá do Sul, estão desobstruídos. Mediante os desastres, o Conselho da Defesa Civil e o prefeito Paulo Maurício Pizzolatti decretaram situação de emergência em todo o município.
Em caso de emergência, a comunidade pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199. Em caso de manutenção de ruas e outras solicitações, pela ouvidoria pelo 3387-7269.
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode.