Osterfest termina com recorde de público

Foram nove dias de muitas tradições de Páscoa resgatadas na cidade mais alemã do Brasil, até o término, no último sábado, da 3ª Osterfest. A Festa de Páscoa de Pomerode reuniu 8 mil pessoas, recorde de público de todas as edições, entre moradores e turistas de todos os cantos do Brasil que vieram celebrar a data cristã tal qual os primeiros imigrantes que chegaram à cidade. A realização da festa foi no Centro Cultural, nos fins de semana e feriados compreendidos entre os dias 2 e 23 de abril.

Durante todo o período, os visitantes encontraram na festa as tradicionais pinturas em casquinhas de ovos, gastronomia desta época do ano, dança, músicas típicas, encenações teatrais, apresentações culturais, recreação infantil, jardim do coelho, feira de artesanato, oficinas de pintura de casquinhas de ovos, decoração de biscoitos, criação das Fensterbilder (quadrinhos vazados de madeira com desenhos) e criação de Osterbaum (árvores de galhos secos simbolizando a tristeza pelo sepulcro de Cristo, mas decoradas com ovos coloridos para relembrar a alegria da ressurreição).

A programação terminou no domingo (24), às 7h da manhã, com o Stüppen quando músicos percorreram o centro da cidade e fizeram serenatas em hotéis e pousadas, acordando as pessoas para celebrarem a ressurreição de Jesus. A prática é um costume antigo e costumava acontecer à meia-noite do sábado de Aleluia. Porém na Osterfest, a serenata ocorre na manhã de domingo para que todos tenham a oportunidade de conhecer a tradição.

Números da Osterfest
1º Fim de semana (02 e 03/04) – 2 mil pessoas
2º Fim de semana (09 e 10/04) – 1,5 mil pessoas
3º Fim de semana (16 e 17/04) – 1,5 mil pessoas
4º Fim de semana (21, 22 e 23/04) – 3 mil pessoas

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pomerode.