A última medição do Rio Itajaí Mirim feita pela Defesa Civil às 13h desta quinta-feira, 8, registrou a marca de 7 metros. O volume era esperado apenas para o fim da tarde, mas em função da forte chuva que cai em toda a região as águas subiram antes do esperado.
O departamento permanece atento ao aumento do volume de água e além dos pontos de alagamentos, já registra quase 20 ocorrências de deslizamentos desde ontem, quarta-feira. A previsão é de que o rio continue subindo nas próximas horas, mas ainda não há previsão para o nível máximo que pode atingir.
Aqueles que moram próximo a morros ou encostas devem ficar atentos para inclinações em árvores, muros, surgimento de rachaduras nas paredes e barulhos estranhos. As ocorrências podem ser informadas por meio do telefone 3396 7413 ou ainda o 199. Para solicitar o auxílio da Defesa Civil, basta informar nome, endereço e RG.
Deslizamentos
As principais ocorrências de deslizamentos e quedas de barreias foram reportadas nos bairros Steffen, Primeiro de Maio, Poço Fundo, Dom Joaquim, Limeira, Guarani e Bateas, dentre outros. No Loteamento Vila Nova, moradores informaram que a Ponte do Limoeiro encontra-se instável e a Defesa Civil alerta para que a comunidade não se arrisque na travessia.
A Defesa Civil também recebeu denúncias de que algumas vias da cidade estariam em meia pista e os engenheiros do departamento já estão mobilizados para conferir a situação e tomar as providências cabíveis. A Secretaria de Assistência Social também está de plantão para atender a comunidade e já possui um espaço preparado para ser acionado na Arena Multiuso, caso haja necessidade de acolher alguma família.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municiapal de Brusque.