Saúde realiza ações na 21ª Festa do Imigrante

Falta um dia para o início da 21ª Festa do Imigrante de Timbó, que traz em sua programação inúmeras atrações. Dando continuidade ao trabalho realizado em 2010, a Festa do Imigrante deste ano contará novamente com a presença de profissionais da Secretaria de Saúde circulando pelos pavilhões da festa com o intuito de sensibilizar a população acerca de estratégias de Redução de Danos. O "Programa de Redução de Danos" é uma política nacional, voltada às pessoas que fazem uso excessivo de substâncias psicoativas, entre elas, a bebida alcoólica.

As festas de Outubro representam o período do ano em que mais se consomem bebidas alcoólicas na região. Nesse sentido, haverá uma ação na busca para envolver a população do seu auto cuidado por meio de estratégias que reduzem os danos causados pela ingestão de álcool ao organismo.

São estratégias de redução de danos: alimentar-se antes de beber; beber água entre um chope e outro; procurar não misturar bebidas alcoólicas e não conciliar seu uso com outras drogas; ter relações sexuais com camisinha; voltar para casa de carona com alguém que não bebeu elegendo o ‘motorista da rodada' ou de táxi.

Com o apoio da Comissão Organizadora da Festa, parceria com a Samae e a Fundação Cultural, a Secretaria de Saúde amplia suas ações trazendo algumas novidades: Exposição e venda do artesanato produzido nos grupos de promoção de saúde, existentes nas Unidades de Saúde do Município por meio do Projeto "Costurando Cuidados em Saúde Mental"; Participação de profissionais no desfile alegórico do dia 12 de outubro distribuindo material educativo; ‘Ponto da Saúde' na Festa, com Profissionais de Saúde Mental, Vigilância Epidemiológica, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), e Pratique Saúde interagindo com os visitantes.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó

Comentar notícia