Prefeitura assina convênios para planos de enchentes

Nos próximos meses estará sendo elaborada uma cartilha com o Plano Individual de Enchente do município de Timbó. Este plano irá orientar as famílias a tomarem a decisão de retirar os bens móveis e as pessoas no momento iminente de uma enchente.

Para a elaboração deste plano a Prefeitura de Timbó e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) assinaram um termo de convênio visando a cooperação técnica e financeira para a elaboração do Plano de Gestão Contra Enchentes. Deste trabalho resultará um Mapa Cota-Enchente e um Mapa Carta- Enchente, com investimentos de R$ 130 mil pela Prefeitura.

Para produzir o Mapa Cota-Enchente será realizado inicialmente o levantamento de campo de todos os cruzamentos e pontos baixos da cidade, baseado nas marcas das enchentes dos anos de 2011 e de 1992. Neste levantamento também será avaliado o comportamento dos rios Benedito e Cedros para entender a dinâmica das águas no momento da enchente.

No Mapa Carta-Enchente os dados coletados em campo serão processados em laboratório definindo o plano das águas e a cota máxima durante uma enchente. Esses dados serão organizados num sistema de informações geográficas do município. Nesta etapa também serão gerados mapas digitais em papel e mapas para a Internet.

O estudo será desenvolvido pelo Instituto Furb de Serviços, Pesquisa e Inovação, sob a coordenação geral do professor Dr. Ademar Cordero e sob a responsabilidade técnica dos professores Dr. Ademar Cordero e Dr. Julio Cesar Refosco. Alunos dos cursos de engenharia da Furb estarão trabalhando nos levantamentos de campo, entrevistas e medições.

Durante o estudo será muito importante a participação e a colaboração das famílias que serão visitadas pelos técnicos da Furb, porque muitos locais onde as marcas da enchente já desapareceram ou foram pintadas precisarão ser indicadas pelos proprietários.

Estudo já é realizado no Vale

De acordo com informações do Instituto Furb após as grandes enchentes ocorridas no Vale do Itajaí na década de 80 (1983 e 1984) surgiram diversos estudos e projetos na Universidade, na busca de soluções para minimizar os danos causados pelas águas. Em Blumenau foram realizados o Sistema de Cruzamento e de mapas Cota-Enchente e Carta-Enchente.

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Econômico de Santa Catarina foram instaladas, em 2008, 16 novas estações telemétricas na bacia do Rio Itajaí. Também já foram realizados vários estudos nas áreas de Meteorologia e Hidrografia; ampliada a rede telemétrica no município de Blumenau, composta de nove estações, e está em fase de desenvolvimento um banco de dados e a home http://ceops.furb.br/.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó

Comentar notícia