Educação lança novas Diretrizes Curriculares Municipais e Cadernos Temáticos

A Secretaria de Educação (Semed) promove o lançamento das Diretrizes Curriculares Municipais para a educação básica da rede pública municipal de Blumenau (DCMs), documento que traça os parâmetros para as atividades pedagógicas da rede pública, nesta quarta-feira, dia 12. Na mesma ocasião, a Semed realiza o lançamento dos Cadernos Temáticos de Geografia e História, material didático que será utilizado em sala de aula, a partir de 2013. A solenidade será realizada no auditório do bloco J da Furb, às 18h.

 


Sobre as DCMs:

É o documento norteador para elaboração das práticas pedagógicas da educação infantil, ensino fundamental, educação para jovens e adultos e a gestão intersetorial de programas e projetos. Cerca de 80 profissionais, divididos em 18 grupos coordenados pela consultora técnica da Semed, Marli Campos e pela professora Sônia Andrade, estiveram envolvidos nos trabalhos para a construção das DCMs. As atividades iniciaram em 2010, com a formação continuada, dando ênfase na fundamentação teórica e base conceitual.

A organização dos grupos de trabalho foi realizada de acordo com a temática e a área de atuação: linguagens, ciências exatas e humanas. A área da linguagem compreendeu os profissionais que atuam nas bibliotecas, além das disciplinas de língua portuguesa, artes, alemão, inglês e educação física. Já na área de ciências exatas e humanas, participaram os profissionais atuantes nas disciplinas de ciências, matemática, história, geografia, ensino religioso e informática. Assim, foram definidos, também, os conceitos macro, que abrangem os temas: educação/escola, cultura, currículo, infância/adolescência/juventude/adulto, aprendizagem, planejamento e avaliação. O volume sobre a gestão intersetorial compartilhada foi elaborado em reuniões específicas com a equipe da Diretoria de Programas e Projetos Integrados (DPPI) da Semed.

A realização de todo esse trabalho prima pela participação democrática dos profissionais da rede, levando em consideração os documentos pedagógicos oficiais já existentes, que foram revisitados. O objetivo é a construção de um currículo de qualidade social e sintonizado com as novas diretrizes curriculares nacionais gerais da educação básica. A professora Marli Campos destaca a importância deste trabalho: "Ressignificar o currículo é rever idéias, conceitos, metodologias e processos de aprendizagem. Significa pensar o sujeito em suas múltiplas dimensões, implementar práticas pedagógicas que contemplem a aprendizagem das crianças e jovens em consonância com as políticas vigentes".

Para o secretário de Educação, Osmar Matiola, a construção das novas DCMs poderá promover avanços significativos no percurso escolar das crianças e adolescentes que freqüentam a rede municipal de ensino. "O documento auxiliará os professores na elaboração de planos de ensino e no planejamento das aulas. Não somente na sua área ou disciplina, mas possibilitando a atuação interdisciplinar e transversal dos conteúdos e conceitos do currículo". Outra expectativa da Semed é promover maior equidade no sistema municipal de ensino, assegurando que todos os alunos, independente da escola que frequentam, tenham padrões de ensino e aprendizagem semelhantes.

As novas DCMs contam com cinco volumes, assim distribuídos:

Volume I – Educação Infantil;
Volume II – Ensino Fundamental;
Volume III – Educação para Jovens e Adultos (EJA);
Volume IV – Gestão Intersetorial Compartilhada e Parcerias;
Volume V – Experiências e Relatos.

O arquivo será disponibilizado digitalmente, a partir de 2013, no site www.blumenau.sc.gov.br/educacao, para que possa ser constantemente atualizado e ampliado.

Sobre os Cadernos Temáticos:

Sob a coordenação da professora e coordenadora de Geografia da Semed, Miriam Splitter Hackbarth, os trabalhos iniciaram em 2007, com a formação para cerca de 400 professores e trabalhos de campo. Nas viagens de estudo, os profissionais conheceram os 35 bairros de Blumenau, todos os museus da cidade, realizaram caminhadas ecológicas na Vila Itoupava e caminhadas culturais pelo Centro Histórico. Além disso, conheceram cerca de 40 municípios que integram o material.

Auxiliaram nos trabalhos como autores, os professores Ricardo Guilherme, Günther Alberto Franz, Lady Monteiro, Izabel Abreu e Zenir Pozzi. Estes profissionais, junto da professora Miriam, passaram por 67 municípios do Vale. Nestas ocasiões, tanto os coordenadores, quanto os professores que participaram da formação, puderam vivenciar, in loco, as questões econômicas e culturais de cada cidade, para repassar aos alunos.

No próximo ano letivo, todas as 50 escolas da rede municipal receberão os Cadernos Temáticos para trabalhos em sala de aula. Além disso, o conteúdo poderá ser acessado pelo site www.blumenau.sc.gov.br/educacao. O material é composto por mapas, registros fotográficos, pesquisas e informações didáticas. Os 130 mapas de Blumenau e do Vale do Itajaí também estarão disponíveis para que o professor utilize nas telas digitais, que serão disponibilizadas pelo MEC, em 2013.

Para a professora Miriam, esta é uma ferramenta muito importante para os professores e alunos. "Os Cadernos Temáticos são uma coletânea de dados, disponível para um universo de 10 mil alunos, do 2º ao 5º ano. A expectativa dos professores é muito grande, pois desde 1984, não contavam com um material atualizado sobre Blumenau e o Vale do Itajaí. Os Cadernos Temáticos vão facilitar o trabalho de pesquisa e de preparação das aulas, já que é um material atualizado e rico em informações".

O material conta com três volumes, totalizando mais de mil páginas:

Cadernos Temáticos I – História de Blumenau, para Ver, Ler e Contar
Cadernos Temáticos II – Geografia para Ver, Ler e Contar
Cadernos Temáticos III – História e Geografia do Vale do Itajaí e Litoral Próximo

Secretaria Municipal de Comunicação de Blumenau.