Após nove meses de trabalhos intensos na construção da Ponte do Vale, a fundação do viaduto de acesso está praticamente finalizada e sua estrutura encontra-se 75% concluída, contemplando 92 vigas transversais de 14,5 metros já colocadas. As paredes de fechamento podem ser vistas da SC-470 e rapidamente estão sendo erguidas próximo ao local onde haverá a transição entre o viaduto e a ponte propriamente dita.
Na região de transição das duas estruturas, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) removerá a rede elétrica aérea de média tensão, substituindo-a por cabos subterrâneos para viabilizar a instalação da treliça lançadeira, um equipamento que fará o posicionamento das vigas longarinas sobre a SC-470 e os demais apoios.
As seis primeiras vigas longarinas com 40 metros de comprimento e 60 toneladas estão prontas para serem protendidas e colocadas na sua posição definitiva. Elas são componentes da superestrutura, que interligarão os apoios e sustentarão o pavimento da ponte.
Seis vigas transversais da mesoestrutura já foram executadas, restando quatro para a conclusão deste serviço. Os 27 pilares de seção circular da ponte estão integralmente concretados. Dois terços das pré-lajes que compõem o pavimento da ponte estão armazenados no canteiro e a produção das calçadas pré-moldadas encontra-se em andamento.
Conforme explica o engenheiro agrimensor da Prefeitura Fabio Cardoso e integrante da Comissão Especial de Fiscalização da Ponte do Vale, "os serviços de terraplenagem na margem esquerda do rio Itajaí-Açu tiveram início em fevereiro e, apesar das últimas chuvas, o rendimento do serviço foi superior ao esperado".
No dia 30 de março foi realizada a sétima vistoria na obra pelos fiscais da Caixa Econômica Federal, que estiveram acompanhados dos engenheiros da Prefeitura de Gaspar.
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar.