Os brusquenses que ainda não receberam a vacina contra a gripe têm até esta sexta-feira, 26, para procurar as Unidades de Saúde da cidade e garantir sua imunização. As doses estão sendo aplicadas na população que pertence aos grupos de risco (idosos, gestantes, crianças de seis meses até dois anos, dentre outros) e até o momento Brusque vacinou 6,6 mil pessoas, que corresponde a 41% da meta. No total, 23,8 mil pessoas podem receber a vacina, porém o Ministério da Saúde define como meta geral 80% desse público.
Para reforçar a ação e contribuir para o cumprimento da meta, no último sábado, 20, todas as Unidades de Saúde do município permaneceram abertas. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, foram aplicadas 2989 doses durante todo o dia. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Grasiela Costa, reforça à comunidade incluída nos grupos prioritários procure uma UBS para realizar a vacinação e não deixe para última hora.
Entenda
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral com potencial para levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
Grupos que serão vacinados
-
Crianças de seis meses a menores de dois anos;
- Gestantes;
- Puérperas – mães até 45 dias após o parto (para isso, deverão ser apresentados documentos que comprovem a data do parto, como Certidão de Nascimento da criança, cartão da gestante, documento do hospital onde o parto foi realizado, dentre outros);
- Trabalhadores de Saúde;
- Povos indígenas;
- Indivíduos com 60 anos de idade ou mais;
- População privada de liberdade;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas (conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde).
Secretaria Municipal de Comunicação Social de Brusque.