Levantamento aerofotogramétrico auxiliará no mapeamento do perímetro rural de Gaspar

O prefeito de Gaspar, Celso Zuchi, recebeu no dia 24 de junho, em solenidade promovida pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), imagens do levantamento aerofotogramétrico digital realizado pelo Governo do Estado nos municípios catarinenses.

Na ocasião, além do prefeito de Gaspar, os demais gestores das cidades do Médio Vale, receberam um disco rígido com os dados geoespaciais que contém fotos, tanto do perímetro urbano como do perímetro rural dos municípios, que possibilitarão o conhecimento detalhado do território. Esta base cartográfica poderá ser usada, por exemplo, para a gestão ambiental, o planejamento urbano, o uso e a ocupação do solo, os estudos socioeconômicos e a ampliação da rede viária.

Conforme o Plano Diretor de Gaspar de 2009, o município possui uma extensão total de 386,35 km², sendo 75,85 km² de área urbana e 310,50 km² de área rural.

Perímetro Rural

A maior extensão do município de Gaspar localiza-se no perímetro rural. A Prefeitura também possui um levantamento desta área, realizado em 2006. Porém, menos atualizado e preciso como os dados do Estado. O levantamento atualizado do Governo do Estado auxiliará a Prefeitura a identificar questões como a hidrografia, o sistema viário, o controle da vegetação e as atividades agrícolas do município, o que permitirá um melhor planejamento e crescimento da cidade.

Perímetro Urbano

Referente ao perímetro urbano do município, o levantamento realizado pelo Governo do Estado também será importante para identificar o território de Gaspar. No entanto, assim como o Estado, a Prefeitura já possui um levantamento aerofotogramétrico desta área, executado no início de 2012.

A diferença é que os dados geoespaciais da Prefeitura foram realizados em uma escala de 1:2.000, mais próximas do solo. "As imagens que temos hoje na Prefeitura permitem uma melhor visualização da área urbana, pois tem mais qualidade, o que contribui para uma identificação mais precisa dos locais", comenta a secretária de Planejamento e Desenvolvimento, Patrícia Scheidt.

Patrícia ainda explica que as imagens realizadas pelo Governo do Estado foram realizadas em uma escala de 1:5.000, indicada para levantamentos maiores, já que ocorreu em todos os municípios catarinenses. "Vamos utilizar as imagens da Prefeitura, bem como os dados geoespaciais do Estado conforme cada situação assim exigir", explica.

Sobre o Levantamento Aerofotogramétrico

Iniciado em 2008, o levantamento aerofotogramétrico do Estado possui dados geoespaciais que poderão ajudar os municípios no planejamento costeiro, urbano e rural; na avaliação ambiental integrada e dos efeitos de mudanças climáticas; na delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; na qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; no planejamento de ocupação e de construção de estradas, entre outras finalidades.

Diretoria de Cultura da prefeitura de Gaspar.