Técnicos realizarão mapeamento das áreas de risco em Gaspar

Gaspar está entre os 821 municípios definidos como prioritários pelo Governo Federal para a realização de levantamentos de campo que possibilitarão conhecer aspectos importantes ao gerenciamento das áreas de alto e muito alto risco. O programa de mapeamento será custeado pelo Ministério da Integração Nacional e pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que têm a meta de concluir até o final de 2014 estes levantamentos.

No município, a empresa contratada pelo Governo Federal para a execução do projeto será a GeoEnvi Geologia e Meio Ambiente, de Florianópolis, que produzirá mapas temáticos que complementarão a setorização das áreas de risco já definidas pelo Serviço Geológico do Brasil para esses 821 municípios. Gaspar possui 58 setores de áreas de risco geológico. Esses mapas temáticos servirão para subsidiar as administrações públicas no planejamento de suas ações de prevenção e determinação de investimentos locais.

O projeto resultará na classificação adequada das áreas de risco e proporcionará a elaboração de propostas de intervenções que visem à diminuição do risco a deslizamentos e inundações.

"Este mapeamento é importante, pois é uma ferramenta de planejamento urbano do município. As informações que serão levantadas nos auxiliarão a evitar a ocupação irregular e a buscar recursos para ações de defesa civil no município", ressalta a Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss.

Audiência Pública

Na próxima terça-feira, dia 23 de julho, será promovida uma audiência pública no auditório do Paço Municipal, às 19h, para apresentar à comunidade de que forma este mapeamento ocorrerá no município. A Defesa Civil de Gaspar e a GeoEnvi Geologia e Meio Ambiente coordenarão o evento.

Sobre o mapeamento

A equipe da GeoEnvi Geologia e Meio Ambiente é formada por geólogos, geógrafos e engenheiros. O trabalho em campo, que consiste no cadastro das edificações localizadas nas 58 setorizações e na definição do grau de risco dessas áreas, iniciará na próxima semana. Esta etapa deverá ser realizada em um mês aproximadamente.

Depois disso, a GeoEnvi processará em um sistema as informações coletadas e fará as propostas de intervenção nesses setores, definindo, por exemplo, as obras necessárias para cada localidade, conforme o seu grau de risco, e estimando os valores para a sua execução. A previsão é que a fase de geoprocessamento e execução de propostas seja finalizada em outubro. Quando esta etapa for concluída, haverá uma nova audiência para apresentar à comunidade os resultados do projeto.

O trabalho que a GeoEnvi realizará no município de Gaspar já foi executado em outros municípios catarinenses, como Timbó e Jaraguá do Sul.

O que é um mapa de risco

Os mapas de risco podem ser definidos como uma representação gráfica para ilustrar aspectos do risco. Geralmente são ilustrados por escala de cores para identificação dos níveis de risco. Os mapas são utilizados para auxiliar na identificação, priorização e mensuração dos riscos e seu gerenciamento. Mais que isso, os mapas de risco permitem a criação de políticas públicas mais eficientes que tragam melhores condições de resposta aos desastres e também a garantia de comunidades mais resilientes.

Diretoria de imprensa da prefeitura de Gaspar.