Desde o início desta segunda-feira, a partir das 7h, o prefeito Napoleão Bernardes se reúne com os representantes do Grupo de Ação Coordenada (GRAC). O encontro tem por objetivo apresentar um panorama atual da situação do município agora que o nível do rio Itajaí Açu começou a baixar. O pico da enchente foi registrado às 2h de hoje, quando o rio atingiu a marca de 10,51 metros. Na última medição, das 7h, o nível passou para 10,28m.
Durante as últimas 24h, entre as 5h de domingo até às 5h desta segunda-feira, a Defesa Civil atendeu uma média de 20 mil ligações. Os telefonemas solicitavam, principalmente, informações quanto ao nível do rio e a previsão do tempo para os próximos dias. Destas ligações, 123 tratavam de questões ligadas diretamente a Defesa Civil, sobre deslizamentos, alagamentos, queda de árvores e avaliação de risco.
A ocorrência mais grave registrada durante esta noite foi no bairro Tribess onde uma moradora informou sobre a possibilidade de um deslizamento. Uma equipe da Defesa Civil vai até o local ainda nesta manha para averiguar a situação. Até o momento, 36 abrigos estão abertos, atendendo 281 pessoas. Além disso, o número de ruas alagadas diminui de 149 para 112.
Aos poucos, o transporte coletivo começa a ser restabelecido nos Terminais Garcia, Fonte, Proeb, Velha e Aterro, porém, sem garantia de horário. A situação mais crítica é no Terminal da Fortaleza, pois a região encontra-se alagada. Ao longo do dia, serão divulgadas novas informações sobre as linhas que vão sendo retomadas através do twitter.com/prefeiturabnu e facebook.com/prefeiturabnu.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.