Mutirão da Saúde já realizou mil consultas desde o mês de março

Na semana passada, o morador do bairro 1º de Maio, Gerson Haacke, foi até o Centro de Serviços em Saúde para uma consulta com o ortopedista. Há cerca de cinco meses ele esperava por esta consulta e foi uma das mil pessoas já atendidas pelo Mutirão da Saúde.

No final do ano passado Haacke foi até a Unidade Básica de Saúde (UBS), da rua Nova Trento e, após consulta com o clínico geral, foi encaminhado ao especialista devido a problemas nos ligamentos do joelho. "Não sabia quando conseguiria a consulta, fiquei contente quando me ligaram para marcar".

Haacke agora aguarda para realizar a ressonância magnética e posteriormente voltar ao médico. "Este mutirão é muito útil para diminuir as filas, principalmente de ortopedia e cardiologia que tem muita gente que precisa. E ainda fui atendido no sábado, o que não atrapalhou meu trabalho".

A Secretaria de Saúde de Brusque já realizou mil consultas pelo Mutirão da Saúde, lançado no mês de março, com o objetivo de atender toda a demanda reprimida das especialidades de ortopedia, cardiologia e oftalmologia.

Estas três áreas são as que mais possuíam fila de espera, cerca de duas mil em cada. O objetivo é que até o final do ano consiga-se dar conta da demanda reprimida. "Esta é uma ação temporária. Estamos organizando para que não seja mais necessário o mutirão. Sempre haverá fila de espera, mas a pessoa deve conseguir ser atendida pelo clínico geral, especialista, passar por especialistas e realizar todos os procedimentos necessários no mesmo ano corrente",como explica Ana Beatriz Baron Ludvig, secretária de Saúde.

As consultas de cardiologia e ortopedia do Mutirão da Saúde são realizadas sempre aos sábados e as de oftalmologia, durante a semana. "Aumentamos o número de profissionais de oftalmologia e conseguimos atender a demanda no horário normal de atendimento, já as outras duas especialidades optamos por atender pelo Mutirão aos sábados, o que também facilita a vida das pessoas".

Além das consultas, todos os procedimentos necessários são realizados em mutirão. "A pessoa passa pela consulta, realiza o exame, faz o retorno, recebe a medicação, ou faz as consultas pré-operatórias, a cirurgia se necessário, a fisioterapia. Tudo o que for preciso para sanar o problema. Em caso de procedimentos de alta complexidade temos que enviar o paciente aos municípios de referência, aí ele entra em uma fila de espera do Estado, onde não temos ingerência".

Ana conta ainda que a dinâmica das consultas com especialistas continua a mesma. O paciente precisa ir até a Unidade Básica de Saúde, consultar com um clínico geral, para então se necessário, ser encaminhado ao especialista. "Por isso não há necessidade de ligar para a UBS, os servidores vão entrar em contato com quem está na fila de espera".

Índice de faltantes

Das 500 consultas oferecidas no mês de abril nas especialidades de cardiologia e ortopedia, 15% dos pacientes faltaram, indo novamente para o final da fila de espera. Ana aponta que este é um problema que afeta todos que estão esperando por uma consulta. "Outras pessoas poderiam se consultar neste horário. Por isso, é importante que se não puder comparecer, que o paciente avise com antecedência, para que outra pessoa possa ser atendida".

Secretaria promove ações preventivas

Além destas três especialidades, que são as que possuem maior demanda reprimida, a Secretaria de Saúde busca promover ações para diminuir a fila de espera em outras áreas. "Estamos aumento o número de profissionais, seja com concurso, ou contrato temporário para aumentar a oferta de consultas".

Ana lembra ainda que outra forma de diminuir as filas é a prevenção. "Buscamos trabalhar sempre com a prevenção, pois sabemos que exercícios físicos aliados a uma alimentação correta, postura adequada são a chave para a qualidade de vida, assim como manter as vacinas atualizadas e os exames em dia. Um exemplo é o programa Brusque: Capital Nacional da Longevidade, que agora foi estendido aos bairros e propõe justamente isso".

Secretaria municipal de Comunicação Social de Brusque.