A Comissão Intersetorial, criada para elaborar o Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 1º, para dar continuidade ao processo de elaboração do documento. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social. No próximo dia 7, o grupo vai se reunir novamente e finalizar o relatório, que propõe políticas públicas para atendimento de adolescentes envolvidos em atos infracionais.
A Associação Blumenauense de Amparos aos Menores (Abam), que presta serviço de acolhimento e proteção aos adolescentes, também participou da reunião. De acordo com a pedagoga da entidade, a criação do documento é de extrema importância para o município e para os órgãos que lidam com essa situação. "O Plano vai trazer um norte para a cidade, já que hoje não há ações para prevenção dos casos, apenas diagnóstico", conta Darci Holler Pereira.
A Comissão Intersetorial
Para debater e montar o Plano Municipal Socioeducativo foi organizada a Comissão Intersetorial, que conta com a participação das Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Promotoria, Vara da Infância, Polícia Militar, Polícia Civil e Conselhos Tutelares. "A participação coletiva na elaboração do plano é de fundamental importância para delinearmos estratégias que possam reforçar as ações", destaca o coordenador da Comissão para Elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo Glauco Anderson Espíndola.
Secretaria municipal de Comunicação Social de Blumenau.