Na noite da última sexta-feira, 28 de março, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí recebeu o troféu do "Prêmio Gigantes 2008 – Abraçando a Amazônia". A solenidade aconteceu no Espaço Expofair, em Blumenau, e contou com a presença de entidades e personalidades que desenvolvem ações voltadas a preservação do meio ambiente.
Representando a entidade, o primeiro vice-presidente da AMMVI, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode, recebeu o Troféu Ipê Roxo, entregue a entidade pelas ações de responsabilidade ambiental desenvolvidas pelos municípios do Médio Vale do Itajaí. "Todos os municípios da AMMVI desenvolvem ações voltadas a sustentabilidade ambiental e fomentam a consciência ecológica nos municípios. Por isso, a homenagem é justa e representa o reconhecimento ao trabalho desempenhado pelas administrações municipais e seus cidadãos em prol da conservação do meio ambiente" destaca Kriek.
Na ocasião, aconteceu também o lançamento do livro "Gigantes da Ecologia". A obra, além de perfilar os homenageados e suas ações de responsabilidade, vai contar com frases de alunos de escolas públicas sobre a sustentabilidade. Uma equipe de educadores ambientais selecionou informações importantes sobre a Amazônia e sua contextualização com a realidade ambiental de Santa Catarina para ser publicado em forma de "lembrete" em cada página do livro.
Os 14 municípios que pertencem à Ammvi desenvolvem algum tipo de ação ambiental. Entre elas, a criação da Fundação do Meio Ambiente de Blumenau (Faema), primeiro órgão ambiental municipal do País. O trabalho de Apiúna está focado no reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Da mesma maneira, no município de Ascurra já foram plantadas mais de 12 mil árvores no município, através do Projeto Piava que trabalha na construção de uma política sustentável de proteção de nascentes e matas ciliares.
Benedito Novo participa do Projeto Microbacias 2, que desenvolve ações nas linhas de educação ambiental, área econômica e área social. Já Botuverá foi considerado o município mais preservado do Estado de Santa Catarina, pois ainda conserva mais de 80% de vegetação nativa, que cobrem 25% do território do município. Em Brusque, o Programa de Educação Ambiental nasceu para sistematizar as ações da rede municipal de ensino, de forma a tornar o trabalho mais científico através da criação de núcleos de pesquisa nas escolas.
Doutor Pedrinho foi contemplado com recursos do governo federal e melhorias estão sendo implantadas no sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário, além da regulamentação das políticas de saneamento básico. O município de Gaspar já está bastante adiantado quanto à legalidade do saneamento, havendo uma lei criada e conselho já consolidado e efetivo em suas ações. Guabiruba atua forte em preservação do Horto Florestal, onde são produzidas mudas de pinus, eucalipto e outras plantas ornamentais.
Indaial está focando suas energias em investimentos maciços em obras de saneamento básico – água, esgoto, lixo e infra-estrutura urbana. Pomerode aposta cada dia mais na coletiva seletiva, que já faz parte do cotidiano da população. O município de Rio dos Cedros objetiva revitalizar a economia agrícola da região serrana, com a diversificação das atividades agropecuárias adaptadas às condições de clima, solo e topografia da região.
Rodeio, por sua vez, criou um projeto de cultivo de peixes ecologicamente correto e economicamente viável em arrozeiras na entressafra do arroz. Já Timbó não se cansa de buscar qualidade de vida e nos últimos anos investiu em ações como a reorganização do Parque Franz Damm e reciclagem de resíduos sólidos.
Assim, em conjunto, os municípios da AMMVI buscam a preservação do meio ambiente e melhorias que interfiram diretamente na qualidade de vida de seus cidadãos, agindo de forma ecologicamente correta. Prêmio Gigantes – Abraçando a Amazônia: A cada ano o Prêmio Gigantes busca uma temática que além de despertar interesse, provoque uma reflexão moderna sobre questões que influenciam diretamente o cotidiano das pessoas.
Neste ano, o Prêmio resolveu instigar a responsabilidade ecológica, abraçando a Amazônia como tema. A maior área florestal do mundo, a Amazônia, é homenageada anualmente no dia com ações que visam orientar os brasileiros sobre o desenvolvimento sustentável. Blumenau ocupa importante papel nesse cenário. Foi a primeira cidade do País a contar com um órgão municipal de proteção ao meio ambiente, conta com 67% de sua área coberta por vegetação e uma área pública destinada ao verde que corresponde a 17,7 vezes o recomendado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU).
Data: 9 de abril de 2008.
Veículo: Jornal Alternativo.