BLUMENAU – Enquanto cerca de 5 mil servidores da prefeitura de Blumenau começam a se submeter a uma avaliação de desempenho do trabalho prestado, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público (Sintraseb) teme que possa haver análise injusta ou até constrangimento dos funcionários. A preocupação é inerente ao ineditismo da proposta que prevê avaliação dos gestores sobre os subordinados e avaliação entre os próprios colegas de setor.
– Como um chefe que está há dois meses na função vai avaliar uma equipe que já trabalha há anos junta? Por que há um grupo de funcionários como ACTs e cargos em comissão que terão avaliação positiva automática? – questiona a coordenadora do sindicato, Dione Borchardt Gonçalves.
Esta preocupação de avaliar os servidores com neutralidade é um dos desafios da coordenação do trabalho. É por isso que todos os cargos de chefias receberam treinamento sobre o sistema pioneiro na administração pública em Blumenau, aprovado durante a discussão do novo Plano de Cargos e Salários, e que teve início dia 3 de novembro.
O decreto que instituiu a avaliação inédita foi assinado em 28 de outubro pelo prefeito João Paulo Kleinübing e tem dois objetivos principais: melhorar a eficiência no serviço público e servir de parâmetro para promoção do funcionário. Se, ao final do processo, o servidor atingir uma média de sete pontos, terá direito a um aumento real de 1,5% ao ano sobre o vencimento atual.
– É um grande avanço, porque o aumento real será pago por merecimento, com base nos resultados dos funcionários – destacou o secretário de Administração, Fernando Lenzi.
Questionário terá de ser respondido até dia 30 de novembro
O secretário observou ainda que este aumento em nada interfere na negociação salarial da categoria. Será considerado um extra ao desempenho do servidor.
Serão submetidos a análise todos os servidores efetivos que tenham, no mínimo, cinco meses de exercício no cargo. Os ACTs, os que estão em estágio probatório e os cargos comissionados vão fazer a análise apenas para conhecerem o sistema.
Cada servidor terá três avaliações: uma que ele mesmo fará de si, outro da chefia imediata e outra de três colegas de trabalho. O resultado de tudo isso será conhecido somente ano que vem. Quem tiver desempenho inferior será chamado pelo gestor que apontará o que poderá melhorar no seu dia-a-dia.
O questionário deverá ser respondido até 30 de outubro em sistema online, através de senhas. A partir de agora, a análise será anual, sempre no mês de novembro.
O passo a passo |
– No final de outubro, todos os servidores começaram a receber senhas personalizadas para ter acesso a avaliação informatizada |
– Com essa senha, o servidor poderá responder as questões no horário e quando quiser. O prazo para responder vai até 30 de novembro |
– Depois desta data começa o processamento dos dados. A tabulação deve ficar pronta entre janeiro e fevereiro do ano que vem |
– A partir daí cada servidor receberá a sua avaliação. Caso discordar, poderá entrar com recurso |
– Para ser promovido, será considerada a média do interstício, que pode ser dois, três ou quatro anos, conforme o que determina o Plano de Carreira do Servidor |
– A nota média deve ser 7 ou superior a isto. Além disso, o servidor deverá ter cumprido as horas de capacitação e o tempo de serviço |
– A promoção corresponde a um aumento real de 1,5% ao ano. Caso o servidor precisar de três anos para cumprir as exigências do Plano de Carreira, receberá um aumento de 4,5% sobre o vencimento atual |
Veja o modelo (VER ANEXO)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11469.
Editoria: Política.
Jornalista: Giovana Pietrzacka (giovana@santa.com.br).