Governos estudam medidas

Os governos federal e estadual estão realizando levantamentos no Estado para avaliar as perdas causadas pelas chuvas que caíram nas últimas semanas.

O Ministério da Agricultura vai concentrar sua atuação no Vale do Itajaí. O levantamento está sendo feito a pedido do ministro Reinhold Stephanes e envolve, além do ministério, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região mais atingida pelas chuvas tem 11,5% do rebanho bovino catarinense e é responsável por 23% da produção estadual de arroz, 31% de fumo e 23% de mandioca.

O ministro Stephanes disse que o objetivo é identificar nas propriedades rurais atingidas quais as atividades paralisadas e os prejuízos com a enchente. "As medidas a serem adotadas poderão envolver a distribuição de sementes ou o refinanciamento de equipamentos para as propriedades. Com base nas informações, poderemos avaliar os instrumentos mais eficientes para essa situação", completa o ministro.

A Secretaria da Agricultura, em parceria com a Epagri e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), está realizando um levantamento do número de famílias atingidas e de animais mortos na enchente.

Segundo Ceron, a partir do levantamento será possível avaliar quais ações e medidas devem ser tomadas para recuperar a agricultura na região atingida. "Temos que definir duas questões, uma imediata, para atender de forma emergencial na liberação de estradas e limpeza das áreas soterradas, e outra a longo prazo, para reconstrução e viabilização de verbas", comenta Ceron.

Veículo: Jornal A Notícia.
Editoria: Economia.
Página: 20.