Tragédia no Vale não foi anunciada

Entre as 7h de sábado e as 16h de ontem, o céu derramou sobre Blumenau 348,9 litros de chuva por metro quadrado. Significa dizer que, em um único dia, choveu 124% a mais do que o esperado para novembro inteiro. A média histórica para o mês é de 155,1 litros.

Segundo Mário Tachini, diretor do Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), a lentidão do sistema de telemetria impediu que os especialistas previssem o volume anormal de chuva.

Até a meia-noite de sábado, o Ceops afastava o risco de enchente. O Rio Itajaí-Açu transbordou às 8h08min de ontem, quando as primeiras três ruas foram atingidas.

– Os dados sobre o nível do rio e a quantidade de chuva, colhidos por estações telemétricas, demoram até seis horas para chegar ao nosso centro – reclamou Tachini.

O diretor da Defesa Civil em Blumenau, Telmo Duarte, também atribui à intensidade da chuva o erro cometido na previsão de enchente. Às 11h de sábado, quando o nível do rio em Blumenau era de 6,7 metros, moradores da Rua 1º de janeiro, que é a primeira a inundar, eram informados de que o risco de enchente estava afastado.

– Fomos pegos de surpresa, não havia expectativa de que tanta chuva pudesse cair em tão pouco tempo – reconheceu Duarte.

Chegou a abrir sol no sábado

Para confundir ainda mais as previsões, no Alto Vale do Itajaí garoava e chegou a dar sol no sábado à tarde.

– O nível dos reservatórios em José Boiteux e Taió estava baixíssimo, as comportas estavam até abertas. Ninguém imaginava que cairia tanta chuva em Blumenau – constatou o comandante do Corpo de Bombeiros em Blumenau, Carlos Menestrina.

O engenheiro do Deinfra Guilherme Bressiani, responsável pelas barragens no Alto Vale, também assegurou que o problema foi o volume de chuvas no Médio Vale.

– As barragens de Ituporanga, Taió e José Boiteux estão com apenas 5% da capacidade, e podem reter muita água. O problema é o volume de precipitação em Blumenau e região – disse Bressiani, às 15h de ontem.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8266.
Editoria: Reportagem Especial.
Página: 8.
Jornalista: Rodrigo Pereira, de Blumenau.