Reforma ortográfica em cartaz

BLUMENAU – Imagine uma placa com a seguinte escrita: Aproveite o voo de paraquedas e depois se aventure explorando a infraestrura do zoo. Parece estranho. Primeiro dá aquele sentimento de falta. Logo se descobre que a ausência está relacionada à falta da acentuação e dos hífens.

São os efeitos das novas regras do Acordo Ortográfico, válido desde o dia 1º. A ideia é implantar as modificações gradativamente. No entanto, a imprensa e parte do material didático das escolas já trazem as alterações em 2009. Até 2012, as propagandas, placas e publicações expostas na rua também terão que ser alteradas.

O agricultor e feirante Valmor Thais já está consciente. Ele fabrica geleias e está preocupado com a confecção dos rótulos.

– Eu não concordo com as mudanças. Mesmo assim, quando terminar o meu estoque, todos os rótulos serão alterados para escrever a palavra geleia sem o acento agudo – afirma.

– São poucas as alterações ortográficas, por isso acredito que a nova ortografia seja utilizada nos novos trabalhos de propaganda e não em correções – opina Juliane Bittencourt, gerente administrativa de uma empresa de outdoor.

Acento e hífen (ANEXO)

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11514.
Editoria: Geral.
Jornalista: Andréa Artigas (andrea.artigas@santa.com.br).