Vocabulário desafia plano de unificação

Um dos principais desafios da reforma ortográfica que entra em vigor a partir de quinta-feira será unificar o vocabulário usado pelos oito integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ainda sem prazo para ser realizada, a tarefa ficará a cargo do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na República do Cabo Verde. Para o presidente do conselho diretor do IILP, o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto, 57 anos, a padronização irá consolidar um bloco lusitano no mundo, abrangendo Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Enquanto não ocorre a unificação da CPLP, o Brasil trata de fazer a sua internamente. A Academia Brasileira de Letras (ABL) promete terminá-la em fevereiro – um mês depois de vigorar a reforma que altera 0,5% das palavras utilizadas no país. Godofredo destaca que o Brasil largará na frente, chegando com sua proposta pronta quando houver a reunião das oito nações da CPLP.

Língua portuguesa pode ser idioma oficional da ONU

Escritor e professor de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Godofredo aponta outra conquista a ser proporcionada pela unificação ortográfica: o português pode se tornar um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Saiba mais

– Quem foi alfabetizado há mais de 65 anos passará pela terceira reforma ortográfica oficial no Brasil.

– Em 1943, após longa discussão com Portugal, a Academia Brasileira de Letras publicou um Formulário Ortográfico que revia e simplificava a grafia da língua, instituindo o acento diferencial de timbre em palavras como "gêlo", "almôço" e "pôrto", para diferenciá-las dos verbos "gelo", "almoço" e "porto".

– Em 1971, o Brasil simplificou ainda mais, eliminando 70% das diferenças de grafia com os portugueses. Aboliu-se a maioria dos acentos diferenciais (deixaram de existir formas como "sêde" e "gêlo") e acentos subtônicos (como em "sòmente", "pèzinho").

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11508.
Editoria: Geral.