SC-470 ficará nova em seis meses

GASPAR – Quem passar pela Rodovia Jorge Lacerda (SC-470), entre Itajaí e Ilhota, hoje, deve deparar com operários trabalhando na manutenção do sistema de drenagem da pista, limpando canaletas e o acostamento. A obra faz parte da recuperação da rodovia, uma das ligações de Blumenau ao Litoral, prevista para ser concluída em julho.

O investimento do governo estadual será em torno de R$ 6 milhões. A recuperação é dividida em duas partes. A primeira – cuja ordem de serviço no valor de R$ 2.878.017,42 será assinada hoje pelo governador Luiz Henrique da Silveira, em Gaspar – prevê também a recuperação de defeitos na pista, como depressões e ondulações causadas pelas chuvas, de deslizamentos de aterros nos acostamentos às margens do Rio Itajaí-Açu e das encostas onde houve quedas de barreira. Esta etapa deve ser concluída até maio, informa o diretor de Manutenção e Operações do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), José Carlos Zandoná.

Segundo o diretor, a recuperação da rodovia começou antes mesmo da assinatura da ordem de serviço, em pontos considerados emergenciais. Um deles é o trecho próximo ao Supermercado Archer, em Gaspar, onde o aterro na margem do Rio Itajaí-Açu foi reconstruído com pedras.

– Agora temos de esperar as rochas se acomodarem naturalmente, até que possamos finalizar e liberar o acostamento – explica o superintendente do Deinfra em Blumenau, Magno Vinicius Uba de Andrade.

Segundo ele, esta semana os trabalhos devem ficar concentrados na manutenção do sistema de drenagem da pista.

Na segunda parte da obra, será aplicado um microrrevestimento pelos 40 quilômetros da rodovia, para selar o asfalto e protegê-lo da ação de grande quantidade de chuvas. Também será refeita a sinalização horizontal e vertical da pista. Esta etapa deve começar ao final da primeira, e ser concluída até julho, garante Zandoná.

 

Alerta aos motoristas

Durante os seis meses de obras na rodovia, quem trafega pela Jorge Lacerda deve dirigir com cuidado redobrado, recomenda o diretor de Manutenção e Operações do Deinfra, José Carlos Zandoná. O trânsito deve ficar lento nos pontos onde haverá máquinas e operários na pista. A segunda etapa é a que vai exigir mais paciência dos motoristas. A aplicação do microrrevestimento deve obrigar o trânsito a fluir em meia pista nos trechos em obras.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11537.
Editoria: Geral.
Jornalista: Daiane Costa (daiane.costa@santa.com.br).