Engenheiros se reúnem para analisar causas da tragédia

JOINVILLE – Engenheiros, prefeitos e autoridades vão se reunir amanhã, na Associação Comercial e Industrial de Joinville, para discutir as causas dos 4 mil deslizamentos que provocaram a maior parte das 135 mortes em 51 dos 293 municípios catarinenses atingidos pelas chuvas de novembro. Os 20 especialistas participam da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Técnicos vão mostrar como prevenir desmoronamentos

No encontro, a partir das 16h, os engenheiros geotécnicos vão expor maneiras de prevenir os desmoronamentos em áreas de risco, com estudos técnicos e ações pontuais. A identificação e a retirada da população dos locais críticos são medidas essenciais e urgentes apontadas por eles para reduzir o impacto de futuros desastres. Os especialistas que se engajaram diretamente no socorro às vítimas da tragédia também vão relatar a experiência.

Eles querem colocar a ABMS, que não tem fins lucrativos, à disposição das prefeituras para assessoria técnica. Os engenheiros se dispõem a analisar projetos de licitações e ordens de serviço, com objetivo de acelerar a recuperação das áreas atingidas.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11546.
Editoria: Geral.