POMERODE – Começou ontem o cadastramento dos moradores de Pomerode interessados em sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O atendimento é no pavilhão da Festa Pomerana, das 8h às 17h. Ontem, foram cadastrados os trabalhadores com nomes de inicial A e B. Seguindo a ordem alfabética, hoje é a vez das letras C e D (confira a tabela).
Segundo o gerente geral em exercício da Caixa de Pomerode, Mauri Altino Alegri, cerca de 12 mil pessoas devem ser atendidas até o dia 28, quando encerra o cadastramento por letras. A prefeitura cedeu 20 servidores para ajudar no atendimento. A agência da Caixa deslocou cinco pessoas para o mutirão e aguarda mais 16 que virão de outros municípios.
O banco também está procurando grandes indústrias da cidade para atender aos funcionários delas nos locais de trabalho. Conforme Alegri, cerca de 70% da ruas de Pomerode tiveram o FGTS liberado.
Em Indaial, uma segunda relação de ruas foi aprovada pelo Ministério da Integração Nacional. O cadastro começou ontem e vai até amanhã, das 9h às 15h, na própria agência, sem calendário de letras.
Moradores de Timbó pedem a inclusão de mais ruas
Em Timbó, moradores de cerca de 30 ruas estão revoltados com a exclusão destas vias na relação de beneficiados pela liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O grupo está elaborando ações judiciais para buscar a inclusão oficial junto ao Ministério da Integração Nacional e garantir o resgate do fundo. Terça-feira, um grupo de mais de 150 pessoas se reuniu para discutir os passos a serem tomados e uma das medidas acertadas foi mover ações judiciais.
Sidney Reinhold, presidente da Associação de Moradores do Bairro Imigrantes, observa que uma das primeiras ruas em que sente os reflexos de qualquer enchente é a Rua Haiti e ela não está entre as citadas.
– A Rua Haiti representa a situação de todas as outras. Acho que a administração anterior esqueceu de colocar estas ruas na relação – pede Reinhold.
Ele destaca que as ações serão protocoladas amanhã. Até lá, o grupo ainda espera uma resposta positiva do Ministério da Integração Nacional que está analisando novo pedido da prefeitura para incluir todas as ruas no decreto de calamidade pública e não apenas 67 como aconteceu.
Os moradores destas 67 ruas poderão fazer o cadastramento do FGTS até dia 20 de fevereiro no Pavilhão de Eventos Henry Paul, onde ocorre a Festa do Imigrante, das 8h às 18h, conforme escala de letras preestabelecida.
Serviço
Benefício – Confira as listas das ruas de Timbó, Indaial e Pomerode, cujos moradores terão acesso ao saque do FGTS, nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal
Calendário (ANEXO)
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11554.
Editoria: Política.