OMS alerta para possibilidade de novas ondas da doença

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu que os governos se preparem para uma provável segunda onda de casos de gripe A, advertindo que eles terão de enfrentar decisões difíceis sobre como distribuir vacinas. O comunicado de Chan foi divulgado no momento em que mais de duas dezenas de companhias farmacêuticas ao redor do mundo se esforçam para produzir uma vacina segura e efetiva contra o vírus H1N1, enquanto se aproxima o inverno do Hemisfério Norte.


– Não podemos dizer com certeza se o pior já passou ou se ainda está por vir – disse Chan, num discurso gravado, transmitido durante a abertura de um simpósio de três dias sobre gripe na região da Ásia-Pacífico.

-Precisamos estar preparados para quaisquer surpresas que este novo e caprichoso vírus trouxer – afirmou a diretora-geral.

Cerca de 1,8 mil pessoas morreram em todo o mundo desde a descoberta da nova gripe, em abril, segundo a última atualização emitida pela OMS. A OMS declarou pandemia global em junho e agora diz que há casos confirmados em mais de 170 países.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11712.
Editoria: Geral.
Página: 17.