SC fará testes em setembro

A partir da semana que vem, Santa Catarina finalmente começará a fazer os testes de gripe A. Atualmente, os exames são encaminhados para laboratórios de outros estados, em um processo burocrático e lento.

O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), João Daniel Filho, prefere não divulgar a data exata do início dos trabalhos. Mas garante que não passa da primeira semana do mês que vem.

Duas bioquímicas do Lacen estão em treinamento na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Elas voltarão a Santa Catarina na sexta-feira. No início da próxima semana, vão acompanhar a instalação do equipamento comprado pela Secretaria de Estado da Saúde para fazer os testes: o PCR Real Timer, importado dos Estados Unidos, que está na sede do Lacen, no Centro de Florianópolis.

Serão dois equipamentos para os procedimentos – o segundo não foi recebido. Com os insumos, kits e reagentes necessários, o investimento do Estado alcançará R$ 630 mil.

O diretor do Lacen diz que os resultados dos exames "sairão em poucos dias". Segundo ele, os prazos serão determinados pela quantidade de trabalho: quanto mais testes, maior será a demora.

O PCR Real Timer pode fazer até 19 análises a cada três horas. A expectativa do Lacen é de trabalhar com 60 a 80 amostras por dia.

Segundo João Daniel, o Lacen está autorizado pelo Ministério da Saúde a iniciar os testes. Até agora, Santa Catarina mandou cerca de 3 mil amostras de casos suspeitos a laboratórios de outros estados. Esses continuarão em análise fora de SC. Não há previsão para os resultados deles.

Como são feitos os testes (anexo)

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8541.
Editoria: Geral.
Página: 18.
Jornalista: Diogo Vargas.